A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NAS AULAS ORGANIZADA PELO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE

4056 palavras 17 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NAS AULAS ORGANIZADA PELO PROFESSOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE
Jousiany Teixeira da Costa
Professor –Tutor- Externo: Talyta Serra
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0670) – Estágio
22/07/2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar se o plano de aula é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. O planejamento é um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão. O plano é o resultado do planejamento. Atualmente isto não acontece, o planejamento é utilizado para organizá-la a ação educativa uma vez que permite que se levante o questionamento do tipo de cidadão que se pretende formar. Do ponto de vista didático, planejar é prever os conhecimentos a serem trabalhados e organizar as atividades e experiência de ensino-aprendizagem considerada mais adequada para a consecução dos objetivos. É um trabalho presente que prepara para o futuro visando à transformação da sociedade.
Palavras-chave: Planejamento. Ação Educativa. Organização.

1 INTRODUÇÃO
O ato de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Todas as pessoas planejam suas ações desde as mais complexas até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou as das pessoas que as rodeiam.
Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.
O planejamento anual é o período de reflexão mais importante, é nessa época que a gente elabora um olhar diferenciado para traçar as ações do ano.
O mais importante, portanto, é adequar ao tempo disponível àquilo que precisa ser resolvido, isso vale para as atividades de todo ano letivos e para a própria jornada. Nesse sentido, planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos.
O planejamento de ensino é a

Relacionados