Informatica e agricultuta

632 palavras 3 páginas
Dourados-MS
2014

A INFORMATICA E A AGRICULTURA

Com a introdução de computadores cada vez mais sofisticados, "o papel dos humanos, como o mais importante fator de produção, está fadado a diminuir, do mesmo modo que o papel dos cavalos na agricultura foi de início diminuindo e depois eliminado com a introdução dos tratores" (Wassily & Faye 1986).
Segundo Saraiva & Cugnasca (2000), sistemas computacionais estão sendo desenvolvidos para ajudar agropecuaristas a monitorar o meio-ambiente, identificar áreas problemáticas, delinear estratégias de intervenção e implementar planos de ação. Em futuro próximo, outros sistemas mais especializados coletarão dados, através de sensores computadorizados posicionados nas propriedades e no rebanho, sobre as mudanças meteorológicas, condições do solo, temperatura dos animais e outras variáveis. Estas informações alimentarão estes sistemas que apresentarão planos e recomendações específicas ao produtor rural.
Bornstein, Villela & Portugal (1991) apresentaram a padronização e a modernização na agropecuária como partes de um mesmo processo que estimulou a informatização nas empresas e propriedades rurais. Mostraram também que o uso de tecnologias leva à uma crescente utilização de novas tecnologias.
Souki & Zambalde (1999) verificaram que a informática aplicada à agropecuária teve resultados abaixo do esperado devido à sua má utilização por empresários rurais. Propuseram como razões para esta situação: a busca do milagroso, propagandas enganosas, utilização desordenada, informações mal interpretadas e a falta de programas adequados. Apesar das limitações e mal resultados, os autores afirmaram a necessidade da informática para aumentar a produtividade e qualidade, na busca por uma maior competitividade. Zambalde (2000) apontou outros problemas com a utilização de novas tecnologias no campo. Em primeiro lugar, mostrou que a modernização agropecuária transferia recursos do setor primário para os demais setores,

Relacionados

  • Rotinas trabalhistas e contabilização
    4957 palavras | 20 páginas