A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE

3482 palavras 14 páginas
A importância de jogos e BRINCADEIRAS no desenvolvimento da psicomotricidade

Glenda Vieira Silva1

RESUMO
Há muito tempo discute-se a questão dos jogos e atividades lúdicas e sua importância no desenvolvimento da criança. Atualmente, existe a preocupação entre vários pesquisadores em compreender este fenômeno buscando, principalmente, responder questões como: a função que estas atividades exercem sobre o desenvolvimento infantil; motivos pelos quais a criança deve brincar; o que a brincadeira proporciona à criança no que diz respeito à aprendizagem etc. Este artigo pretende apresentar uma definição de brincadeira, relatar um breve histórico da brincadeira e sua relevância na educação e, por fim, analisar as possíveis contribuições que a brincadeira proporciona ao desenvolvimento infantil devendo ser valorizada e privilegiada no contexto educacional.

Palavras–chave: Psicomotricidade. Criança. Desenvolvimento. Brincadeira.

1 INTRODUÇÃO
Para os pesquisadores do desenvolvimento humano, principalmente das áreas de educação, saúde e intervenção social, o jogar/brincar é um dos fatores de maior interesse, por ser uma das formas mais comuns de comportamento durante a infância. (Neto, 1997)
Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão à criança oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino-aprendizagem.
A criança precisa brincar, inventar e criar para crescer e manter seu equilíbrio com o mundo. Nos jogos e brincadeiras infantis são reconhecidos os mecanismos de identificação cultural e de formação educativa. Tão fundamentais ao ser humano como o alimento

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas