APLICAÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE PARA QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES DE MATÉRIAS PRIMAS

4434 palavras 18 páginas
1 INTRODUÇÃO Após a Segunda Guerra Mundial, vários estudiosos do tema Qualidade apresentaram ao mundo novos conceitos e filosofias sobre a Gestão da Qualidade nas organizações.
Mundialmente, o cenário econômico está exigindo das empresas diferenciação em produtos e serviços, bem como, processos produtivos isentos de desperdícios, uma vez que a variável preço está sendo controlada pelo mercado. Empresas que não se adaptaram à nova necessidade dos clientes não resistiram e fecharam.
Para se manter competitiva e sobreviver, a organização pode optar pela adoção de conceitos e filosofias de gestão baseadas na Qualidade Total, pois esta tem como princípios o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes; o apoio da alta administração na propagação da cultura pela qualidade; a participação e comprometimento incondicionais de todos os funcionários, visando a produção da qualidade em todas as etapas do processo produtivo e mais amplamente, a participação dos fornecedores no que diz respeito às matérias primas fornecidas por eles, devem seguir os padrões estabelecidos de forma a produzir um produto que gere satisfação aos consumidores; o projeto do produto deve estar conectado às necessidade dos clientes de forma a “traduzir” tais necessidades para o processo produtivo; a utilização de ferramentas estatísticas no controle do processo produtivo como um todo, incluindo a inspeção de materiais recebidos; a padronização de operações e informações como forma de garantir a execução de tarefas conforme o pré-estabelecido e a busca incansável pela melhoria contínua.
No campo industrial, a relação fornecedor de matérias primas e empresa deve ser de cooperação e pensamento progressivo, uma vez que uma relação bem sucedida impactará positivamente no produto e na sobrevivência de ambos. Baseado na Gestão da Qualidade Total, a relação fornecedor/empresa deve gerar um time solucionador de problemas, que possa haver auxílio mútuo nas soluções de todos os problemas que

Relacionados