A importancia na promocao da saude na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO SOBRE OS CONTEÚDOS DE SAÚDE NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ-PR


1. INTRODUÇÃO

1.1 Descrição do problema


Atualmente não se põe mais em dúvida, a necessidade de o indivíduo aplicar as descobertas das ciências biomédicas, a fim de alcançar um nível ótimo de saúde para si próprio, sua família e comunidade.
Para isso devem-se possuir conhecimentossobre essas descobertas, a fim de desenvolver atitudes que lhe permitam realizar ações rumo a uma vida saudável. Atualmente, não há duvidas que tais conhecimentos e práticas de saúde fossem ser aprendidos na escola (MARCONDES, 1973, p. 13).
Para Darido e Rangel (2008, p. 43) “a discussão sobre a saúde na escola, em muitos casos, tem sido catalisada pela Educação Física, e a abordagem de maiordestaque é aquela baseada em um atendimento de ser humano e de movimento e fundamentos predominantemente em valores biológicos.
A importância de um estilo de vida saudável é uma das premissas sugeridas por qualquer programa de educação física, porém, apesar de todas as evidências e comprovações científicas, muitas pessoas ainda parecem desinformadas ou desinteressadas nos efeitos de uma atividadefísica regular, de uma nutrição equilibrada, entre outros comportamentos relacionados à saúde.
Esse tipo de informação faz parte da formação que o aluno recebe na escola, sendo um conteúdo de fundamental importância a ser tratado desde a educação infantil.
O ensino de conteúdos voltados para a saúde na escola visa a “promoção do crescimento e desenvolvimento sadios dos alunos e a proteçãoinespecífica contra agravos, mantendo a saúde e bem-estar geral da pessoa como um todo” (CONCEIÇÃO, 1994, p.12).
Segundo Nahas (2001, p. 1) “(...) uma das responsabilidades fundamentais dos profissionais de saúde, principalmente os da Educação Física, deveria ser bem informar as pessoas sobre fatores como a associação entre atividade física e saúde, e os princípios para uma alimentação saudável”.Outra questão é o aumento do consumo de alimentos calóricos, que, aliado à ausência da prática de exercícios físicos, pode contribuir para o aumento de peso, a obesidade, e com elas, o surgimento de algumas doenças que lhe são derivadas. .
Sabendo-se da preocupação das autoridades educacionais acerca desta premissa,este estudo parte a priori da seguinte questão: como a saúde na escola é abordada nasaulas ministradas aos alunos do Ensino Fundamental pelos professores de Educação Física?

1.2 Hipótese

As aulas de Educação Física, ao abordar os conteúdos de saúde, para além das atividades físicas, podem contribuir para a melhoria da saúde dos alunos das turmas do Ensino Fundamental das escolas municipais de Maringá.

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo Geral

Estudar a oferta deconteúdos de saúde nas aulas destinadas às turmas do ensino fundamental das escolas municipais de Maringá-PR.

1.3.2 Objetivos Específicos

o Diagnosticar o conteúdo ministrado nas aulas de EF nas escolas municipais de Maringá-PR.
o Conhecer que conteúdos de saúde são ministrados nessas aulas.
Verificar se há uma conscientização dos professores e dos alunos acerca dos conteúdos de saúde paralelosàs aulas de EF.


1.4 Justificativa

Este estudo busca estudar as várias formas de ensino sobre os conteúdos direcionados á saúde, como que o professor aplica essas aulas nas redes municipais. Justifica-se assim, por buscar identificar a influência dessa prática no ensino aprendizagem dos educando e como isso pode melhorar a saúde dessas crianças de redes municipais, além de servir como eloentre a saúde e a atividade física.


2. Revisão de literatura

2.1 O ensino fundamental no estado do Paraná

Todas as disciplinas do ensino fundamental apresentam uma seqüência de conteúdos, mas a Educação Física dentro da Lei de Diretrizes e Bases lida de uma maneira coerente, mas diferente de outras disciplinas ou em alguns casos pode ter a mesma seqüência.
A este respeito, PARANÁ...
tracking img