RESUMO
Este trabalho aborda a importância das organizações e a influencia dos grupos que nelas estão inseridos. Atualmente, o homem se vê cercado de organizações de todos os tipos, desde igrejas auma grande corporação lucrativa. Isto se deve ao fato de que quando o ser humano nasce ele já começa a fazer parte de uma organização, o que prevalecerá pelo resto da sua vida. Assim, estará inseridoem uma ou outra instituição. Ao passar do tempo ele percebe que existem diferenças entre as organizações e que dentro de uma mesma empresa, surgem grupos específicos que são os chamados grupos formaise informais. Aqui, ele pode escolher permanecer na formalidade de uma empresa ou participar dos laços que as relações humanas proporcionam ao homem. A presente pesquisa tem como propósito esclarecerum maior entendimento sobre as organizações – formais e informais – bem como o conceito de organização e, enfatizando suas diferenças, dos sob o ponto de vista de um administrador.
PALAVRAS-CHAVE:grupos formais, grupos informais, organização.

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUOS 8
3. GRUPOS INFORMAIS 8
4. ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS 10
5. RELAÇÕES HUMANAS 11
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO
A pesquisa analisa as formas de ações dos grupos que surgem dentro das organizações. Estes grupos podem ser formais ou informais. Noentanto no decorrer do relacionamento humano são evidenciados os grupos que se desenvolvem no interior das organizações que tem,
como objetivos e recursos, um sistema que procura realizar algum tipo deobjetivo (ou conjunto de objetivos). Além de objetivos e recursos as organizações têm dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho. As pessoas são o principalrecurso das organizações (Maximiano 2007, P.86).
Entende-se que o modelo de organização abre a possibilidade para formação de dois grupos distintos, a organização formal que de acordo com... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). A importancia dos grupos formais e informais. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Dos-Grupos-Formais-e/347409.html

MLA

"A importancia dos grupos formais e informais" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Dos-Grupos-Formais-e/347409.html>.

MLA 7

"A importancia dos grupos formais e informais." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Dos-Grupos-Formais-e/347409.html>.

CHICAGO

"A importancia dos grupos formais e informais." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Dos-Grupos-Formais-e/347409.html.