A importancia dos grupos formais e informais

RESUMO
Este trabalho aborda a importância das organizações e a influencia dos grupos que nelas estão inseridos. Atualmente, o homem se vê cercado de organizações de todos os tipos, desde igrejas a uma grande corporação lucrativa. Isto se deve ao fato de que quando o ser humano nasce ele já começa a fazer parte de uma organização, o que prevalecerá pelo resto da sua vida. Assim, estará inseridoem uma ou outra instituição. Ao passar do tempo ele percebe que existem diferenças entre as organizações e que dentro de uma mesma empresa, surgem grupos específicos que são os chamados grupos formais e informais. Aqui, ele pode escolher permanecer na formalidade de uma empresa ou participar dos laços que as relações humanas proporcionam ao homem. A presente pesquisa tem como propósito esclarecerum maior entendimento sobre as organizações – formais e informais – bem como o conceito de organização e, enfatizando suas diferenças, dos sob o ponto de vista de um administrador.
PALAVRAS-CHAVE: grupos formais, grupos informais, organização.

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. ORGANIZAÇÃO E INDIVÍDUOS 8
3. GRUPOS INFORMAIS 8
4. ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS 10
5. RELAÇÕES HUMANAS 11
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO
A pesquisa analisa as formas de ações dos grupos que surgem dentro das organizações. Estes grupos podem ser formais ou informais. No entanto no decorrer do relacionamento humano são evidenciados os grupos que se desenvolvem no interior das organizações que tem,
como objetivos e recursos, um sistema que procura realizar algum tipo deobjetivo (ou conjunto de objetivos). Além de objetivos e recursos as organizações têm dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho. As pessoas são o principal recurso das organizações (Maximiano 2007, P.86).
Entende-se que o modelo de organização abre a possibilidade para formação de dois grupos distintos, a organização formal que de acordo com Montana eCharnov (2006, p. 285) ressalta que os “grupos formais têm a aprovação na qual ele existe, possui poder legitimo dentro dela e geralmente é formado para realizar alguma tarefa ou função específica”.
Já a organização informal não é algo imposto, que para Montana e Charnov (2006, p. 286) “a organização informal surge em uma organização em função da proximidade, personalidade e necessidade dosindivíduos”, é um grupo que surge de forma espontânea.
De acordo com a idéia acima existe um ligação e dependência da organização formal à informal, sendo que,
a existência de uma é a interligação da outra, pois ambos seguem o princípio escalar do poder organizacional, recebem sua legitimidade da própria organização e se caracterizam por uma comunicação que fluem de acordo com o projetoorganizacional (Montana e Charnov 2006, p. 287).
Sendo assim, o grupo formal define os padrões de relacionamentos, regulamentos e leis, eliminando vínculos afetivos que podem vir a prejudicar aos demais da organização, garantindo sua realização por meio de normas e disciplinas descritas e conhecidas. O informal da mesma maneira, necessita de produção, mas de forma humana destacando afinidade, dentreoutros relacionamentos sociais, sendo também de grande importância dentro das organizações.
Por meio deste entendimento, analisa-se como o grupo formal e o informal se criam dentro das organizações. O qual uma prevalece às relações sociais e a outra se decorre das relações funcionais, ambas com qualidade e com princípios que designa o trabalho com desafios, habilidades, motivação e comprometimento.Nota-se entre esses dois grupos diferenças na integração, porém os interesses são comuns.
A pesquisa se faz necessária tendo em vista a existência de diversas organizações e o fato de que estas estão presentes no cotidiano dos indivíduos dentro das organizações. Em um mundo globalizado, as organizações afetam as vidas dos indivíduos assim como são afetadas por aqueles que as compõe. Lidar com a...
tracking img