A importancia do uso do computador na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A Informatica Educativa Como Ferramenta de Ensino na educação Infantil

Rita de Cassia Araújo dos Reis; Maria de Nazaré dos santos Salazar
IFPA, e-mail: rita.araujo1967@gmail.com
IFPA, e-mail: santosalazar05@gmail.com

RESUMO

Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando como devemos usar o computador, os softwares educativos e opapel do aluno como usuário da maquina no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.
Portanto ensinaremos a importância do uso do computador como ferramenta de auxilio na aprendizagem infantil utilizando o software de desenho, editor de texto, pintura e jogos educativos no desenvolvimento da leitura e escrita dos nossos educando, o trabalho foi elaborado para alunos do 1º ano do ensinofundamental da Escola Elcione Barbalho no município de Pacajá.

Palavras-chave: Tecnologias, educação Infantil, Ensino/Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO
O presente artigo vem relatar a importância da informática na educação infantil, entendendo que vivemos em mundo globalizado é indispensável uma ação educativa alienada ao conhecimento do uso da computação principalmente nas series iniciais. Sabe-seainda que a educação infantil é um lugar de aprendizagem humana, de socialização e interação com o meio.
O projeto tem como objetivo o envolvimento das tecnologias de informações na educação infantil como resgate de uma forma de linguagem de conhecimento e troca de ideias entre as crianças. Não são apenas só os professores que se preocupam com as crianças que cresce em um mundo digital, os paistambém estão preocupados, pois observam que elas passam o maior tempo entre a televisão e o computador.
Porém para muitos há entendimento de que o uso das tecnologias traz limitações físicas e um empobrecimento do convívio social, todas essas preocupações devem ser abordadas quando consideramos as consequências das mudanças socioeconômicas decorrente da presença da tecnologia digital da nossasociedade, o que as crianças fazem e pensam é o resultado da interação com o que estar ao seu redor, ou seja, o mundo externo.
Atualmente em nossas escolas pode-se perceber que existem uma minoria de crianças que de uma certa forma estão exclusas do mundo digital em que vive, isso não significa que essas crianças não pode comprar um computador, mais sim com medo de chegar perto da maquina ou porobediência ao seus pais.
Para FLORES (pg.64,1996) a informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do individuo.
Com essa mudança cultural e social, às crianças aprendem menos através do contato direto com situações vividas pelosadultos, passando a aprender, mas na escola, instituição compreendida como espaço físico de acesso ao saber, de relações diversificadas de cuidados e controles, Fernández (2001, p.36) compreende-a escola como sendo o lugar onde alunos e alunas encontram com adultos investidos do poder de ensinar podendo estimular a criatividade para aprendê-lo da criança.
Atualmente as escolas ou instituiçõesestão sendo equipadas com ferramentas que podem facilitar a aprendizagem, mas, falta reflexão sobre a funcionalidade das tecnologias para que crianças e educadores possam ter um aspecto, mas alargados das potencialidades que as ferramentas tecnológicas oferecem. Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrevere, portanto, de pensar e agir. O simples editor de texto mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no individuo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência, a um pensar diferente.
Porém a utilização do computador na educação pode...
tracking img