A importancia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É incontestável a importância assumida pelo estudante de Direito nos tempos atuais No entanto, para que se discorra sobre o assunto faz-se necessário levantar um questionamento: mas afinal o que é epara que serve o Direito?

Pode-se definir como sendo a “arte do bom e do justo” (Celso, séc. I). Seu papel é racionalizar a vida em sociedade compatibilizando-a com as diferenças individuais ecoletivas existente nesta. Ou seja, o Direito é a ciência normativa do “dever ser” (impõe ao homem as normas de condutas exigidas pela sociedade) que te por finalidade a solução de conflitos de formajusta e sem a qual não se manteria uma sociedade bem estruturada.

Obtendo-se uma sociedade organizada de forma justa, pode-se dizer que a mesma encontra-se em “ordem”, uma vez que se defini ordem comouma organização desejada e que satisfaça às necessidades do homem, podendo ser pré-estabelecida ou não.

Nesse contexto, o papel fundamental, dentre os vários do acadêmico de Direito e esforça-separa manter e aprimorar na prática os conceitos acima descritos, assim como repassar a sociedade o respeito e confiabilidade de que dispões o operador de Direito e o Direito propriamente dito. Trabalhoesse árduo em tempos em que se vê o crescimento dos casos de injustiça e a falta de ética de profissionais pouco preparados que contribuem para a degradação da imagem do jurista perante a sociedade,fazendo com que esta ponha em duvida a equidade a qual o Direito destina-se. No entanto, afirma-se que se não a mais, é no mínimo uma das mais importantes profissões disponível a sociedade e quegarante o seu perfeito caminhar. Para isso baste dispor de um pouco de tempo para imaginar como seria um grupo social sem o Direito, onde pessoas pensam de forma diferente, onde a segurança dependeria únicae simplesmente da moral e dos bons costumes (o que na realidade não se vê) excluindo-se a necessidade de um serviço de segurança ou justiça, onde o poder estivesse concentrado nas mãos de alguns...
tracking img