a importancia do comportamento roganizacional

343 palavras 2 páginas
A IMPORTANCIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PARA A TAREFA ADMINISTRATIVA.
Para administrar uma empresa e preciso muito mais do que planejar, organizar e controlar.
O estudo do comportamento organizacional para o administrador dentro de uma empresa é importante para entender o comportamento de seus colaboradores, individualmente e em grupo.
Assim entendendo o comportamento humano é capaz de analisar e explicar suas ações e as suas atitudes, podendo ate modifica las para um melhor convívio,e interesse político, econômico e social .
Entender as necessidades das pessoas que compõe uma empresa é de suma importância para o sucesso organizacional é nesse contexto onde podemos inserir a pirâmide de Maslow que descreve detalhadamente as necessidades das pessoas.
De cima para baixo na pirâmide temos: Autorrealização, estima, social, segurança e fisiologia. Cada um desses itens expõe perfeitamente o que cada indivíduo dentro de uma empresa necessita, portanto quando umas dessas necessidades deixam de serem supridas as pessoas tendem a ficar insatisfeitas e isso reflete de forma negativa na organização, porém quando uma organização consegue identificar tais necessidades e supri-las esta é reconhecida por seus funcionários e cria de certa forma vantagens em relação à concorrência de mercado atual.
Podemos citar também a Inteligência Emocional, que de certa forma exerce realções com a pirâmide de Maslow, a Iteligência Emocional estuda a capacidade que os indivíduos têm de administrar emoções para alcançar objetivos.
Daniel Goleman, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em

Relacionados

  • Emprendedorismo
    7687 palavras | 31 páginas