A importancia das disciplinas estudadas:teorias da administração, relações interpessoais, tecnologia e desenvolvimento humano e análise econômica social - unopar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


PRODUÇÃO TEXTUAL
A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS ESTUDADAS


Trabalho apresentado ao Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 1ª Semestre – Teorias da Administração, RelaçõesInterpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica Social,

Profs. Adriana Vinholi Rampazo, Henry Nonaka, Marilúcia Ricieri, Valquíria Gasparotte.


1. Introdução


Como os japoneses, que tiveram humildade o bastante para ser considerados os melhores do mundo quando se fala em qualidade. Assim deve ser o estudantes de RH quanto dequalquer outro curso. Devem ser humildes o suficiente para poder se disciplinar, aprender e entender para que possa auxiliá-lo no decorrer de suas carreiras.
A definição do perfil do profissional de RH passa por uma revisão importante. Já não poderá ser identificado apenas como o defensor dos funcionários. Deverá ser capaz de pensar e atuar estrategicamente, ajudando de maneira mais eficazna definição de perfis profissionais e na promoção da mudança dentro das organizações. 
As organizações necessitam de uma área de RH voltada ao negócio e ciente da sua responsabilidade pela implementação da estratégia da organização.  
O estudo de várias disciplinas não é decidido aleatóriamente, há um fundamento para que a grade curricular de determinado curso contemple determinadasmatérias.



2. Desenvolvimento


O estudo da TGA (Teoria Geral da Administração) importantíssimo para que se possa entender as teorias, como as empresas funcionam, compreender o início do processo, enfim, como resolver um problema, se não souber a causa do mesmo? Assim é também na administração, como entender uma crise, se não entender o início dela? Como entender a administraçãode hoje, se não souber o processo que desencadeou essas mudanças? É necessário saber a origem, para que se possa entender, pensar e agir da melhor maneira.
O autor Chiavenato afirma que a TGA (Teoria Geral da Administração) é um conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangentes, ou seja, não é porque se fala em TGA que deve se pensar que são teoriasultrapassadas. São teorias que tratam da administração desde o início até os dias de hoje. Ela nos mostra como a visão do administrador mudou, antes se observava o lado especifico , ou seja, uma coisa de cada vez: primeiro as tarefas, depois a estrutura da organização, depois as pessoas, as tecnologias, o ambiente a competitividade, então saindo do específico para o geral.
Nunca a teoriaadministrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas idéias. Hoje a visão do administrador, depois de estudar TGA será de observação abrangendo todos os fatores, pois o entendimento dele será mais apurado.Assim como o administrador como a organização em geral, as pessoas que fazem parte dela também evoluem.
Hoje, para acompanhar essa evolução numa organização o trabalho tem que ser cooperativo, proporcionar que as pessoas melhorem o relacionamento entre si, potencializar a importância da motivação nas relações de trabalho; identificar relações de poder e conflito nos ambientes de trabalho; eapresentar mudanças e influência no ambiente de trabalho. Por isso se estuda a respeito das relações interpessoais, porque o estudante de RH tem que saber que a união das pessoas na empresa é que fará a diferença, e não a competitividade e o egoísmo.
As empresas de hoje que não pensam assim perdem excelentes profissionais por incentivar essa concorrência entre setores e entre os próprios...
tracking img