A importancia das diretrizes no papel do educador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Os ensinamentos da psicologia educacional nos esclarece que a base da personalidade de uma pessoa, se forma, quase por completo, até aproximadamente aos sete anos de idade e suas características pessoais vão depender em grande parte do ambiente no qual a criança se insere, ou seja, a família, o contexto social e a escola. Para Vygotsky, “o funcionamento psicológico estrutura-se apartir das relações sociais estabelecidas entre a criança e o mundo exterior” (apud OLIVEIRA, 2005, p. 44).
Partindo deste pressuposto o educador infantil exerce influencia sobre a personalidade de seus alunos, e é preciso considerar que essa influencia pode culminar em resultados positivos ou negativos, dependendo da atuação do educador.
Infelizmente, é comum escutarmos relatos de educadoresque acreditam que o trabalho com educação infantil, é simplesmente “olhar” as crianças enquanto brincam ou então a crença de que o papel da pré-escola é preparar as crianças para ingressar nas séries iniciais. Os educadores que sustentam essas concepções desconhecem o teor do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as propostas pedagógicas contidas neste material que orientam oseducadores no sentido de colaborar para desenvolver a identidade e autonomia da criança e ampliar o seu conhecimento de mundo.
Percebe-se que há, segundo Ávila (2003, p. 5):
[...] a necessidade de se investir em todos os cursos, eventos ou processos de formação de professores no sentido de que esses profissionais se fundamentem, capacitem e se exercitem para o hábito da continua investigação ereflexão sobre sua própria pratica, [...] Além disso, a formação dos profissionais da educação terá que ser mais solida, rigorosa e contemplar a articulação dos conhecimentos sobre educação, economia, politica, sociedade e suas relações.
As disciplinas abordadas no 4º semestre do Curso de Pedagogia se fazem necessárias para o embasamento teórico e prático para uma boa formação e atuaçãoprofissional competente, que tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança. Embasamento teórico este que passa por conhecer as normatizações propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e correlacioná-las com os conteúdos disponibilizados nestas disciplinas.

DESENVOLVIMENTO

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010, p. 12), acriança é definida como sujeito histórico e de direitos, que constrói sua identidade e sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
A disciplina de Educação da Criança de 0 a 5 anos apresentou a construção histórica da concepção de infância, assim como seus significados e valores ao longo do tempo, objetivando contextualizar o conceito de infância na atualidade, proporcionando ummelhor entendimento sobre a criança com quem trabalhamos. Aprendemos então que a concepção de infância vem sendo construída ao longo do tempo e de acordo com a organização de cada sociedade, não devendo, portanto, ser analisada dissociada do seu contexto histórico.
Esta disciplina nos ajudou a assegurar o cumprimento da nossa missão maior como educador infantil que é promover o desenvolvimentoinfantil, resgatando a visão da criança enquanto um ser dotado de direitos que precisa ser respeitado para aprender a viver e a conviver. Isso garante a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças como citado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010, p. 07).
Na disciplina de Organização e didática na educação Infantil ampliamos a nossavisão de criança, não mais como um adulto em miniatura, mas como uma cidadã do presente, não como um vir a ser, mas como alguém que já existe nesse tempo e espaço. Assim as políticas públicas e as pesquisas buscam compreender essa criança em suas especificidades.
O reconhecimento dessas especificidades das crianças e das suas singularidades individuais e coletivas é o que preconiza as Diretrizes...
tracking img