A importancia da literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. VARIAÇÃO E NORMALIZAÇÃO LINGUÍSTICA
Uma língua viva, apesar da unidade que a torna comum a uma nação, apresenta variedades quanto à pronúncia, à gramática e ao vocabulário. Chama-se variação linguística a essa propriedade de diferenciação de uma língua em função do espaço geográfico, da sociedade, da situação e do tempo, dando origem a variantes e a variedades linguísticas. O princípio daunidade na diversidade e diversidade na unidade permite que a língua se mantenha homogénea, mas apresente traços distintivos designados por variedades geográficas (de região para região ou de lugar para lugar), sociais (de grupo social, profissional, de faixa etária...), situacionais (mais ou menos formal) e variação histórica (em função do contacto com outras línguas). VARIAÇÃO
Variedadesgeográficas (ou variedades diatópicas)

São as diferentes formas observadas numa mesma língua em espaços distintos. Dependendo da extensão do território e da sua história, estas variedades apresentam-se, frequentemente, como dialectos regionais. É o que sucede em Portugal, com os falares açoriano e madeirense, com os falares das Beiras e do Porto ou com os de Lisboa e do Algarve ou de outras regiões. Alémdestes exemplos de variedades geográficas do português, há que ter em conta as variedades que permitem distinguir o português europeu do português do Brasil, da África ou da Ásia.
Variedades do Português

As variedades do português surgem por variação e mudança linguística como resultado do contacto histórico da população de língua materna portuguesa com falantes de outras línguas ao longo doprocesso da expansão e colonização. Depois da independência no século XII e da Reconquista (terminada no século XIII), a língua portuguesa, acompanhando comerciantes, navegadores e colonizadores portugueses, a partir do século XV, tornou-se língua do Império. Os diversos contactos (uma vezes amigáveis, mas em muitos casos forçados) com as línguas locais permitiram o surgimento de variedades doportuguês.
Variedade europeia

É a língua portuguesa falada em Portugal continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Com o convencionar de que a variedade de Lisboa se constitui como língua padrão, o português foi dividido em dois grandes grupos dialectais: o setentrional, ao norte, e o centro-meridional, ao sul e arquipélagos.
Variedade brasileira

É a língua portuguesa falada noBrasil, com algumas diferenças em relação à variedade europeia, como a audibilidade das vogais. O português do Brasil tem algumas variações, mas, como diz Paul Teyssier, "as divisões dialectais do Brasil são menos geográficas que socioculturais". Geograficamente, é possível observar uma oposição norte/sul, entre os estados do litoral acima do estado da Baía (inclusive) e os que estão abaixo, combase na realização

aberta das pretónicas ao norte e sua realização fechada ao sul; uma oposição entre a cadência, verificada no Norte, e a pronúncia "cantada", no Sul.
Variedades africanas

São a língua portuguesa com desvios resultantes do contacto com as línguas locais dos países de expressão lusófona em África. Em geral, as variedades africanas de língua portuguesa que têm sido alvo dedescrição são as do português de Angola (só o de Luanda) e de Moçambique, embora outras mereçam um estudo específico, como as de Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, onde o português é a língua oficial, mas tanto o crioulo como os dialectos regionais são bastante importantes. Angola e Moçambique têm o português como língua oficial e, para muitos falantes, também materna, mas em convivênciacom esta há diversos grupos linguísticos, por vezes subdivididos em dialectos, que lhe emprestaram modos, sotaques, vocábulos e formas de construção.
Variedades do português no Oriente

São as formas da língua portuguesa largamente utilizadas nos portos do Oriente e que, actualmente, é oficial em Timor Lorosae (Timor-Leste) e em Macau, estando neste último território em posição minoritária...
tracking img