A importancia da estatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA

A estatística utiliza-se das teorias probabilísticas paraexplicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenosfuturos, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e ainformação possível a partir dos dados disponíveis. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.
A estatística é uma ciência que sededica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre ascaracterísticas das fontes donde, estes foram retirados, para melhor compreender as situações.
As primeiras aplicações do pensamento estatístico estavam voltados para as necessidades do Estado, na formulaçãode políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hojea estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.
Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimentoda teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss, cerca de 1794. Ouso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possíveis novos métodos antes impraticáveis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:...
tracking img