A importancia da contabilidade para a gestão pública e privada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DE ORGÃOS PÚBLICOS; 4
2.1 Balanço Orçamentário; 4
2.2 Balanço Financeiro; 5
2.3 Demonstrações das Variações Patrimoniais; 6
2.4 Balanço Patrimonial; 7
2.5 Demonstrações do Fluxo de Caixa; 7
2.6 Demonstração do Resultado Econômico; 13
2.7 Demonstração das Mutações no Patrimonio Líquido; 13
3 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL; 20
4 GESTAOEMPESARIAL DO AGRONEGOCIO; 20
5 A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL NA ANALISE DE INVESTIMENTO EM EMPRESAS DO AGRONEGOCIO? 20
6 A CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA CIENTIFICA PARA A GESTAO PÚBLICA E EMPRESARIAL; 20
6 Conclusão; 20
7 Referencias; 21

INTRODUÇÃO


O trato válido dos bens e recursos públicos e sua aplicação em ação e projetos que minimizem e atenda as questões sociais em nosso país é umrequisito necessário e indispensável para o crescimento socioeconômico, o aumento da qualidade de vida da população e a dizimação da extrema pobreza no território nacional.
Para que as receitas públicas tenham aplicabilidade eficiente a Constituição Federal de 1988, no seu art. 37, traz à luz da realidade os princípios que devem ser observados no trato dos recursos públicos: legalidade,impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Para cooperar com este intuito foi sancionada a lei complementar de nº 101/00, também conhecida como lei de Responsabilidade Fiscal, que aponta a essencialidade do planejamento, controle, equilíbrio e transparência das ações e do orçamento público.
A produção textual fala sobre as demonstrações contábeis, balanços orçamentário,Financeiro e Patrimonial, sobre as Demonstrações das Variações Patrimoniais, Demonstrações do Fluxo de Caixa, Demonstrações do Resultado Econômico, Demonstrações das Mutações no Patrimônio Líquido, Lei de Responsabilidade Fiscal e Gestão do Agronegócio.



DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS DE ORGÃO PÚBLICO;


As Demonstrações Contábeis são preparadas e apresentadas para usuáriosexternos em geral, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. Essas exigências, no entanto, não devem afetar as Demonstrações Contábeis elaboradas segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade.
As Demonstrações Contábeissão parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de resultado abrangente ou alternativa reconhecida e aceitável).
O objetivo dasDemonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
As Demonstrações Contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitaçãona prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados. Aqueles usuários que desejam avaliar a atuação ou prestação de contas da administração fazem-no com a finalidade de estar em condições de tomar decisões econômicas que podem incluir, por exemplo, manter ou vender seus investimentos na entidade, reeleger ou substituir a administração.
A análise e leitura dasDemonstrações Contábeis indicam que as informações sobre a posição patrimonial e financeira são principalmente fornecidas pelo balanço patrimonial. As informações sobre o desempenho são basicamente fornecidas na demonstração do resultado. As informações sobre as mutações na posição financeira são fornecidas nas Demonstrações Contábeis por meio de uma demonstração em separado, tal como a de fluxos de...
tracking img