A importancia da contabilidade de custos no processo decisório

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8

INTRODUÇÃO



Nessetrabalho abordaremos os temas que se diz respeito a Contabilidade de Custos, seu conceito, a sua terminologia, os sistemas de custos e suas classificações.
O único objetivo e esclarecer que dentro da contabilidade de custos tudo tem que ser abordado corretamente não podendo haver falha nas informações pois o sistema de contabilidade de Custo é a vida da empresa, e são através dos fatoscontábeis que vão surgindo as possíveis tomadas de decisões.




desenvolvimento.

A importância da contabilidade de Custos no Processo Decisório.
A Contabilidade é nada mais que um sistema de informação no qual se controla todo o patrimônio de qualquer entidade, com demonstrações envolvendo situações patrimoniais, financeiras e econômicas, visando sempre o lucro da empresa. Mas temos que saberque para realização de um bom trabalho , precisa-se da geração de informações, tendo em vista que se requer um certo cuidado, pois tem de haver confiabilidade, tempo suficiente para que seja feita todas as demonstrações corretas sem margem de erros e principalmente a confiança para que seja feita as possíveis tomadas de decisões. A contabilidade permite apurar o surgimento dos fatos envolvendocusto, os diversos tipos de custos e suas respectivas terminologias, juntamente com sua grande importância que exerce em um período quando se trabalha com a escassez de recursos e precisa-se chegar a resultados favoráveis para a saúde e sobrevivência das Empresas. Os tempos foram se passando, e foi percebendo que tudo foi se evoluindo juntamente com a revolução havendo a necessidade de váriastransformações, tanto para nos, e principalmente para as organizações que guardava e registrava os seus bens. Por isso surgiu a contabilidade de custos.
A terminologia contábil se distingue entre gastos, desembolso investimento, custos, despesas e perdas, sendo cada com seu conceito dentro da entidade. O desembolso é a saída do dinheiro para pagamento de um bem ou serviço, o gasto é a aquisiçãode bens e serviços, no qual se diz sacrifício econômico, o investimento é um gasto, no qual é feito uma retirada da empresa, para que ela mesmo venha ser beneficiada, já o custo é um gasto relativo a bem ou serviço utilizados na produção, ou seja, todo gasto que estiver ligado a produção é um custo, a despesa, e um gasto que não esteja ligado ao setor produtivo.e temos a perda, que se refere aque se perde dentro da empresa, que não tem como se recuperar.
Dentro da contabilidade de custos temos várias ramificações, e cada uma com classificações. Os custos por exemplos podem ser classificados de várias formas, como diretos, indiretos, fixos e variáveis. Quanto a facilidade de alocação estão os custos diretos e indiretos, onde os diretos estão relacionados com as unidades dealocação de custos, como exemplo: matéria-prima, mão de obra indireta, e os indiretos não podem ser facilmente atribuídos às unidades de alocação de custos, dependendo de cálculos, rateios, rastreamento, etc.como, depreciação de equipamentos de uso comum. Quanto à variabilidade podem ser classificados em fixos e variáveis, sendo que os fixos dependem do nível de atividade da empresa, ex: aluguel, e asvariáveis, estão intimamente relacionados com a produção, ex. energia.
Custos são consiiderado como medidas monetárias das saídas financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, podendo se utilizados na obtenção de outros bens ou...
tracking img