Contabilidade de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTABILIDADE DE CUSTOS E O PROCESSO DECISÓRIO


Palavras-chave: Contabilidade de Custos, Processo Decisório, Gestão de Custos.



2

A CONTABILIDADE DE CUSTOS E O PROCESSO DECISÓRIO
Palavras-chave: Contabilidade de Custos, Processo Decisório, Gestão de Custos.


RESUMO
Trata o presente trabalho de um tema relevante pelo diferencial que proporciona ao processo decisório àsinformações singulares, oriundas da contabilidade de custos. Faz um breve histórico, onde evidencia que a evolução da Contabilidade de Custos acompanha o desenvolvimento da economia, constata que com as modificações da base econômica, modificam-se os anseios dos usuários das informações de custos. Conceitua a contabilidade de custos sob a ótica da decisão. Realça o papel do contador no processo deformação do resultado da organização, onde ele deve estudar as variáveis que possibilitem um aumento da lucratividade. Cita a importância das informações desestruturadas de acordo com o nível de decisão a ser tomada e finaliza com a exemplificação de um processo decisório a nível tático, que auxilia a organização na seleção da melhor alternativa.

3

1. INTRODUÇÃO

As mudanças no ambiente denegócios têm afetado profundamente as respostas que os gestores necessitam da contabilidade de custos. Alguns exemplos dessas mudanças são uma ênfase cada vez maior em oferecer valor aos seus clientes, gestão de qualidade total, tempo como elemento competitivo, avanços na tecnologia de manufatura e de informação, globalização dos mercados, crescimento do setor de serviços e uma conscientização cada vezmaior sobre práticas ética e ambiental de negócios. Por sua vez, essas mudanças deram início ao desenvolvimento de práticas inovadoras e relevantes para a gestão de custos, visando atender a necessidade dos gestores. Considerando a relevância deste estudo para o nosso contexto atual é que surge a nossa indagação: Como a contabilidade de custos poderá gerar informações úteis ao processo decisório?2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade surgiu com o objetivo inicial de controlar o patrimônio individual, com a evolução das necessidades das sociedades mercantis passou a controlar também o patrimônio das organizações. A evolução da Contabilidade de Custos acompanha o desenvolvimento da economia, constatamos que com as modificações da base econômica, modificam-seos anseios dos usuários da contabilidade de custos. Vejamos o que diz o Dr. Koliver (Não publicado) estudioso da matéria: Embora não exista resposta precisa, é provável que a Contabilidade de Custos tenha se desenvolvido pari-passu com a própria Contabilidade, e existem indícios de que no Renascimento italiano já eram utilizadas algumas técnicas próprias da mesma. (...) Com a Primeira RevoluçãoIndustrial, com a máquina a vapor (1769) e o tear mecânico (1785) afirma-se o conceito de fábrica, passando a formação de resultado a assumir importância, ou de outro ângulo, os custos passam a condição de preocupação concreta. (...) Mas, foi somente na Segunda Revolução Industrial, nas últimas décadas do século XIX, com o surgimento de empresas e estruturas econômicas que abriram caminho para omundo atual, é que se afirmou a necessidade da contabilidade de custos. (...) Entre as duas guerras mundiais houve uma evolução rapidíssima da contabilidade de custos, chegando-se a um patamar onde quase tudo o que conhecemos hoje já estava presente, mesmo que, em muitos casos, somente na formulação teórica, até pela insuficiência em matéria de processamento de dados, naquela época. No contexto atualonde a competitividade, acirrada exige novos moldes de negócios, a contabilidade de custos deverá suprir as organizações de informações que garantam a sobrevivência e permanência no mercado, das mesmas, através da identificação das variáveis que possam aumentar a sua lucratividade, questionando-se sempre acerca da utilidade das informações fornecidas para o processo decisório.

4

3. A...
tracking img