A Import Ncia Da Psicologia Forense Para A Criminal Stica Atualidade

1119 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA FORENSE PARA A CRIMINALÍSTICA À ATUALIDADE

O Direito é uma ciência bastante abrangente, necessitando da interferência de outras atividades para desempenhar o seu trabalho em si.
É o caso da psicologia forense, também conhecida como Psicologia Judiciária ou Criminal, definida como a ponte entre a psicologia e o direito, que tem por escopo o estudo da personalidade do indivíduo e como os fatores podem influenciar na índole biológica, mesológica ou social, proporcionando a sociedade a proteção e a defesa dos direitos das pessoas diante de uma perspectiva psicológica.
A psicologia criminal é a área da psicologia que se destina ao estudo do comportamento criminoso. Ela tenta descobrir a história pessoal do indivíduo criminoso e todo o conjunto de processos psicológicos que o conduziram à criminalidade.
Consistira também no estudo do comportamento humano e animal, na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos propósitos do direito e resume-se às circunstâncias que se apresentam nos tribunais. Destarte, em sentido estrito, a psicologia forense, são todos os casos psicológicos que podem derivar-se de um cenário de tribunal, dedicando-se assim, de forma priorizada ao estudo do comportamento criminoso.
Um crime é uma grave infração que envolve um atentado à vida humana ou uma séria ação antissocial, por sua vez, um delito é uma infração que resulta da violação às leis que vigoram.
Clinicamente, tenta sistematizar a trajetória de vida do homem criminoso e todos os meios psicológicos que o possam ter levado à criminalidade, na tentativa de apontar a origem do problema, uma vez que só assim se pode partir à descoberta da solução.
O psicólogo forense pode prestar serviços de saúde mental tais como assistência, diagnóstico e tratamento para indivíduos que estão em contato com o sistema criminal de justiça. Eles podem ser interrogados se um determinado suspeito sofre de alguma doença mental, ou ainda oferecer tratamento para indivíduos que sofrem

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas