A igreja catolica no seculoxvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Roger Chartier- História Cultural

O autor acredita que há algo específico no discurso histórico, pois é construído através as técnicas específicas. Pode ser uma história de eventos políticosou a descrição de uma sociedade ou uma prática da história cultural. Para produzí-la, deve-se ler documentos, organizar fontes, manejar técnicas de análise.

É preciso restabelecer a verdade entreo relato e o que é objeto desse relato. O historiador precisa achar uma forma de atender a essa exigência de cientificidade que supóe o aprendizado da técnica, a busca de formas particulares sabendoque seja qual for a forma de escrita, esta pertencerá para sempre a categoria dos relatos da narrativa. Se partirmos da observação dos fatos utilizdos pelo autor, percebemos que ele se preocupa com aforma através da os indivíduos se apropriam dos conceitos valorizando as mentalidades coletivos. Conceitos como os de utensilagem mental, visão de mundo e configuração tem importância fundamental parao estabelecimento de um diálogo com as fontes.

É necessário aprofundar os estudos em torno dos conceitos fundamentais difundidos por esse importante mediador dos fenômenos da cultura buscando ummaior conhecimento a respeito das condições de produção de sua obra e das suas ferramentas de análse. O autor cria condições para que se estabeleça uma nova postura nos estudos da História Culturaldiante dos métodos e dos temas estudados.

Um texto pode-se aplicar a realidade do leitor como configuração narrativa. Já quando chegamos no conceito dos estados nacionais, no século XVIII, ocorreum movimento de resgate das produções culturais do povo. E é nesse peródo que está acontecendo a revolução industrial.
Uma nova verssão da cultura popular foi bem aceita nos setores da sociedade,coleções de poesia popular, contos populares e música popular, contos populares.

Nos seus alicerces folclóricos e na sua base cristã, a cultura ritual da maioria também não surge como política. A...
tracking img