Resumo de estudos do ensino fundamental - história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA

A transição da Idade Média para a Idade Moderna: Renascimento.

Aspectos politicos:
Na epoca do renascimento, entre os seculos XIV e XVI, as cidades italianas estavam organizadas em cidades-estado independentes.
Os lideres governavam as cidades e exerciam um rígido controle social, político e econômico, marginalizando as camadas populares.


O que éRenascimento?
Renascimento é ‘nascer de novo’. Foi um movimento que buscou rever concepções de mundo que vigoravam até aquele momento. Teve início na Itália, e logo se espalhou por diferentes regiões da Europa. Nessa época o continente europeu estava passando por grandes transformações sociais, culturais, religiosas, científicas, econômicas e políticas.
O termo Renascimento foi criadono século XVI para caracterizar uma época de ‘renovação’ em relação à Idade Média.


Períodos do Renascimento italiano
O renascimento italiano costuma ser dividido em três principais períodos. São eles:
Trecentro: período de transição entre valores medievais e os renascentistas.
Quattrocentro: época de prosperidade econômica em algumas regiões da Itália que se refletena arte renascentista como um todo.
Cinquecento: época de crise econômica em várias regiões da Itália, devido à expansão marítima portuguesa e espanhola, que passaram a controlar o comércio de especiarias antes dominado por italianos e árabes. É nessa época que a arte renascentista italiana alcança seu esplendor. Época conhecida como Idade de Ouro do Renascimento.


O renascimentocientífico
Durante o renascimento ocorreram grandes progressos em anatomia, medicina, astronomia e matemática. A prensa foi inventada e os livros se tornaram disponíveis para muitas pessoas. Foi a época de exploração do mundo e o início da ciência moderna. Nicolau Copérnico afirmou que a Terra girava em torno do sol. Exploradores navegaram pelos mares em busca de rotas comerciais para oExtremo Oriente. Cristóvão Colombro cruzou o Atlântico e aportou na América. As caravelas portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral chegaram as terras do Brasil. Vasco da Gama contornou a África e alcançou aÌndia. Os navegantes de Magalhães deram a volta no globo.


A arte renascentista
É uma arte de pesquisas, inovações, invenções e aperfeiçoamentos técnicos. Ela acompanha asconquistas da física, da matemática, da geometria, da anatomia, da engenharia e da filosofia.
Vários pontos artísticos se destacaram nessa época, como: a pintura, a técnica de perspectiva e a escultura.


A importância da religião
A religião não deixou de ser importante na vida das pessoas durante o Renascimento. A Igreja continuou a ter papel de destaque nas cidades e naárea rural. Nas casas haviam oratórios, em que as pessoas acendiam velas e realizavam cultos aos santos católicos.


As atividades de lazer
Havia muitas festas e diversões nas ruas das cidades italianas. Carnavais, procissões e espetáculos esportivos aconteciam em diferentes épocas do ano.


O Renascimento em outras regiões da Europa
As ideias renascentistas seespalharam por diferentes regiões da Europa, porém em cada lugar elas apresentam características próprias. Veja:
Flandres: a pintura foi uma das principais manifestações artísticas. Os flamengos foram os criadores da tinta a óleo.
França: os franceses se destacaram na pintura, escultura e arquitetura. A atuação dos mecenes foi muito importante na França, pois, além dos artistas, elesfinanciaram o trabalho de humanistas, linguistas e poetas.
Inglaterra: o Renascimento inglês começou no final do século XV e ficou marcado pela atuação de músicos, escritores e teatrólogos.
Espanha: as primeiras manifestações do renascimento nessa região, dataram do início do século XVI. A grande marca é a forte religiosidade presente nas pinturas e esculturas da época
Portugal:...
tracking img