Estudo de caso de empresas de sucesso e insucesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE .........................................
CURSO ........................................

ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS DE SUCESSO E INSUCESSO

LOCAL
DATA

NOME

ESTUDO DE CASO DE EMPRESAS DE SUCESSO E INCESSUCO

Trabalho apresentado por ......................................................................................................................, como exigênciaparcial para aprovação na disciplina de ECONOMIA do Curso de Administração da Faculdade ..................................................., sob orientação da professora ...................................

LOCAL
DATA

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO 4
II - CASO DE SUCESSO 5
III - CASO DE INSUCESSO 7
IV - CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13

I - INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivoapresentar o desempenho de duas empresas e o que uma má administração pode causar.
De um lado esta a Loja Renner, que através de um crescimento contínuo tornou-se a segunda maior rede de varejo especializada em roupas no país, devido a uma boa administração, estabelecimento de princípios e uma boa aplicação do dinheiro.
De outro lado, a Varig, apesar de ter sido a maior empresa aérea da América Latinae faturado 8 bilhões anuais, não conseguiu se manter devido a sua má administração. Acabou decaindo, entrando em crise e o governo chegou a decretar falência.

II - CASO DE SUCESSO

RENNER

Antonio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome Renner. Descendente de alemães, começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família em São Sebastião do Caí.
Em 1912,iniciou o grupo A.J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes. Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho da Campanha e caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade.
Lojas Renner teve seu primeiro ponto de venda inaugurado em 1922 e a partir de 1940 com a comercialização de um mix amplo deprodutos, tornou-se então uma loja departamentos.
Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, foi construída a Companhia Lojas Renner S/A.
No ano de 1967, as lojas Renner se transformavam em uma empresa de capital aberto.
Em 27 de Dezembro de 1966, aos 82 anos, o grande líder empresarial Antonio J. Renner morreu e a empresa continuou sob controle da família Renner.
Após décadas de bomdesempenho, as lojas Renner passou por uma profunda reestruturação, no inicio dos anos 90 passando a operar no formato de departamentos especializados em moda, focada principalmente no publico feminino, na mulher moderna que trabalha.
Ainda na década de 90, a Loja Renner expandiu suas operações para além do Rio Grande do Sul, os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, MinasGerais e Distrito Federal, consolidando sua posição nesse mercado como uma loja de departamentos com mercadorias de qualidade a preços competitivos. No ano seguinte a companhia contava com oito lojas e até novembro de 1998, já haviam inaugurado 13 novas lojas.
Em dezembro 1998, a J.C. Penney, subsidiaria de uma das maiores redes de lojas de departamentos do EUA, adquiriu o controle acionário dacompanhia, até então detido pela família Renner. Como subsidiaria do grupo J.C. Penney, a Renner obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como os procedimentos e controles internos diferenciados.
Em 2005, quando a companhia já atuava com 64 pontos de venda, a J.C. Penney em conjunto com osadministradores das Lojas Renner, optou pela venda do controle da companhia através de oferta púbica de ações na Bolsa de Valores em São Paulo. A Lojas Renner entrou então no novo mercado da Bovespa, como a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.
Já em 2006, a Renner iniciou a segunda fase do plano de expansão e a rede passou a atuar nos...
tracking img