A historia do chocolate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOCOLATE

1. Introdução
Neste trabalho iremos conhecer um pouco mais sobre o chocolate que foi descoberto em 1.500 a.C no México e já foi consumido como bebida, utilizado em rituais religiosos eaté como moeda corrente.
Vamos conhecer também seu fruto originário, alguns de seus mitos e curiosidades, seu processo de fermentação, seu valor nutritivo e saber mais sobre esse novo método decultivar o cacau que está em constante crescimento no mundo todo e que nos dá o chocolate orgânico.
2. A história do chocolate.
A origem do chocolate remonta a 1.500 a.C., segundo registram estudos quedemonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias,Toltecas, e Astecas também já utilizavam o cacau, consideravam-no o alimento dos Deuses. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelossacerdotes em rituais religiosos. Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor.
2.1O Cacaueiro.
O cacaueiro, "Theobroma cacau" significando, em grego, alimento dos deuses, é uma árvore equatorial a tropical (encontrasse numa faixa geográfica entre 20° latitude sul a 20°latitudenorte) que prefere altitudes entre 400 a 700 metros do nível do mar, e que se desenvolve melhor a sombra de árvores maiores. Precisa de chuvas regulares, solo profundo e fértil. É uma árvore frágil,delicada, sensível a extremos climáticos, e muito vulneráveis a pragas e fungos.
A manteiga de Cacau
A manteiga de cacau, considerada o subproduto mais nobre (e caro) da prensagem, tem uma tonalidadeamarela/ clara, e possui um odor comparável ao chocolate, com a vantagem de não se tornar rançoso e ter boas características de conservação. Tem também a qualidade organoléptica de passar do estado...
tracking img