A historia da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A história da matemática
(Entra a mulher das cavernas com uma pedra e um pedaço de madeira, ela senta no chão e tenta enxergar algo ao longe e faz um risco na madeira com a pedra e repete o ato.Entra o pastor de ovelhas logo depois com varias pedrinhas nas mãos, colocando uma no chão de cada vez)

Narrador: Os homens e mulheres das cavernas usavam modos rústicos de contagem quando surgiu anecessidade da matemática em seu tempo. Tais como: lascar a madeira cada vez que um animal fosse avistado ou uma pedrinha para cada ovelha, assim se um dos animais se perdesse sobraria uma pedrinha eo pastor seria alertado.

(Sai os dois personagens)

(Entra a mulher egípcia segurando um pergaminho e anda pela sala escrevendo. Então ela senta-se à mesa e começa a fazer cálculos)Narrador: Um egípcio de nome Aahmeru criou um pergaminho com oitenta cálculos matemáticos do dia-a-dia para facilitar a vida de seu povo. Eles também tinham sete números-chaves que serviam para criarnovos números e cada um desses números-chave tinham um símbolo correspondente.

(Sai a mulher egípcia, ainda fazendo cálculos no pergaminho)

(O romano entra em cena com um cartaz que gruda noquadro branco. Depois ele escreve no quadro a seguinte equação: MCDXVII x DCCIX e fica tentando resolvê-la, mas não consegue).

Narrador: Os romanos se acharam muito inteligentes quando aproveitaramo alfabeto para sistema numérico, mas esse sistema era bastante complexo tendo várias regras difíceis de lembrar e de aplicar. Por exemplo, com base no que você aprendeu na escola, consegue resolvera seguinte equação?

(O romano desiste e sai de cena)

(Entra o primeiro hindu segurando uma folha com parte do sistema decimal. Entra o segundo com a outra parte e o terceiro vem logodepois. Os três seguram as folhas enquanto conversam).

Narrador: Foram os hindus que bolaram o sistema decimal primitivo. Além de terem inventado o zero e lhe atribuído a ausência de força eles...
tracking img