A historia da eletrecidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DO MAGNETISMO
Há um consenso que o magnetismo é conhecido desde o século VII aC, através de textos gregos que fazem referência à observação de propriedades magnéticas em certos corposconstituídos de um mineral proveniente da região da Magnésia – daí o nome magnetismo. Depois destes textos, temos somente por volta do VII dC, com os chineses, antigos relatos sobre o uso da bússola paracaminhos marítimos.
 Willian GilbertPor dezenas de séculos, o magnetismo permaneceu sem interesse. Somente quando os chineses trouxeram a bússola para a Europa, na época do Renascimento, houve uminteresse maior pois este instrumento exerceu papel importante nas grandes viagens e descobrimentos que se realizaram na época.

O estudo do magnetismo só teve início no século XVI, com Willian Gilbert,publicando os resultados de seu estudo observando o fenômeno do magnetismo. Gilbert foi o primeiro a aplicar métodos científicos no estudo do magnetismo e é creditado como o primeiro descobridor deque a Terra é um grande imã. Seus esforços separando a diferença entre cargas elétricas e cargas magnéticas, trouxe os fundamentos para a ciência da eletricidade e do magnetismo.
O próximo grandepasso para o estudo do magnetismo ocorre em 1785 quando Charles Coulomb publicou a lei dos pólos inversos de atração e repulsão, entre cargas elétricas e pólos magnéticos. Por causa desta contribuição, aorigem do conceito de força, sua primeira definição e unidade são baseadas em forças entre dois pólos.
 OerstedNo século XIX, o professor dinamarquês Hans Christian Oersted conseguiu provarexperimentalmente, em 1820, que quando uma corrente elétrica passava ao longo de um fio aparecia um campo magnético e Andrè-Marie Ampère, na França, entre 1821 e 1825, esclareceu o efeito de uma corrente sobreum imã e o efeito oposto, de um imã sobre uma corrente, bem como baseado na descoberta de Oersted, provou que as correntes elétricas se atraem ou se repelem mutuamente, descrevendo também as leis...
tracking img