A halitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A halitose - nome científico do mau hálito - não é uma doença, mas sim um sintoma de má higiene oral ou de que algo está errado  em seu organismo.
Pode ser um problema bem simples de resolver (como uma boa higiene oral) ou mais complicado (diabete, estresse etc.). O  importante é aprender a reconhecer os sintomas, controlá-los e, em seguida, buscar a causa (ou o conjunto delas) e, então, adotar as medidas para acabar definitivamente com ela.
As últimas pesquisas realizadas no Centro de Halitose da Universidade da Califórnia mostram que 60% da população americana é  portadora de halitose crônica e 100% é portadora de halitose esporádica, como no caso da halitose da manhã. No Brasil, as  primeiras pesquisas realizadas mostram que 46% da população é portadora de halitose crônica. Como nãoexiste nenhum registro  anterior no país e como em todos aqueles efetuados no mundo são crescentes, deduz-se que também este problema esteja se  avantajando. Esses dados surpreendentes mostram um aumento significativo do número de portadores desse mal, e chegou-se a  conclusão de que as duas maiores causas desse crescimento são: estresse e mudanças nos hábitos alimentares.
O estresse contribuicom o aumento de portadores de mau hálito porque descarrega no sangue hormônios como a adrenalina, que  inibe o funcionamento das glândulas salivares, principalmente as parótidas, causando a xerostomia. Quando o indivíduo reduz o fluxo  salivar, permite que haja um aumento da saburra ou placa bacteriana lingual no dorso superior da língua desencadeando a produção  de componentes voláteis deenxofre, tais como mercaptanas ( CH SH) e sulfidretos (SH) que têm odor desagradável. O mesmo se  verifica à noite, pois o paciente, estando com a boca fechada e músculos em repouso por horas, diminui o fluxo salivar, causando da  mesma forma o aumento da produção de gases e provocando o mau hálito da manhã.
Portanto, a quantidade de saliva tem importância fundamental na presença ou não do mau hálito,além de ajudar na remoção da  saburra, ajuda a equilibrar o pH da boca, evitando a proliferação de bactérias, principalmente as anaeróbias, que são responsáveis  pela fermentação e decomposição da matéria orgânica (resíduos alimentares e células descamadas da mucosa) encontrada na  língua gerando uma fermentação e produzindo gases derivados do enxofre.
A cavidade oral do ser humano tem cerca de300 tipos diferentes de bactérias, evitando o desequilíbrio e crescimento exagerado,  aperfeiçoando os hábitos de higiene oral e controlando o fluxo salivar.
Com relação à mudança nos hábitos alimentares, o que ocorre é que cada vez mais estamos ingerindo alimentos industrializados,  líquidos ou pastosos; com isso, ingerimos uma quantidade muito pequena de alimentos que contêm fibras, que sãomuito  importantes, pois ao serem mastigados provocam um atrito sobre a língua, conseguindo assim promover uma auto-higiene e  reduzindo a tão temida saburra lingual. Outro fator que causa a baixa produção de saliva e aumenta a saburra com freqüência, é o  uso de medicamentos (betabloqueadores, anti-depressivos, anti-térmicos etc.), como no caso do Isordil, Prosac, Ocadil e outros, por  isso é freqüentevermos pacientes com halitose devido à utilização destes medicamentos.
No caso de pacientes diabéticos sem controle, a halitose pode ser um alerta de pré-coma diabético, portanto, a família dos  portadores dessa doença deve ficar em alerta se eles apresentarem halitose, caso em que, os profissionais devem solicitar dosagens  de glicemia o quanto antes, e encaminhar esses pacientes ao seuclínico.
Além destas causas, existem mais de 50 outras origens para a halitose:
Boca - Mais de 90% dos casos de halitose têm origem na língua, provocada pela presença da saburra lingual; em segundo lugar,  vêm os problemas periodontais; depois, alimentos em decomposição entre os dentes, próteses dentárias fixas com infiltração ou  móveis porosas sem uma correta higiene. A cárie, por sua vez, só...
tracking img