A guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1161 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra do Fogo



Ficha técnica:

Filme: A guerra do fogo (1981)

Realização: Jean-Jacques Annaud

Gênero: Fantasia - Aventura

Duração: 100 min

Origem: EUA

Estúdio: Twentieth Century Fox Film Corp

Interpretação: Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong

Argumento: Gérard Brach segundo um romance de J.H. Rosny Sr.

Produção: Véra Belmont, JacquesDorfmann, Denis Héroux, John Kemeny

Fotografia: Claude Agostini

Música: Philippe Sarde



Curiosidades sobre a produção do filme:



A guerra do fogo foi uma das reconstituições pré-históricas mais aclamadas e bem conseguidas da história do cinema. Os atores que interpretam os primatas dão shows de actuações. A linguagem corporal das tribos, desenvolvida por Desmond Morris, é a únicaferramenta que os atores utilizam para se expressarem. O resultado é altamente digno de aplausos. Um trabalho tão competente quanto o visto no início de `2001 - Uma Odisseia no Espaço.

Filmado nas paisagens da Escócia, Islândia, Canadá e Quênia, este belo trabalho do diretor Jean-Jaccques Annaud recria o mundo exactamente como era há 80 mil anos.



O lugar que o filme tem na vida dorealizador:



A guerra do fogo foi o terceiro filme realizado por Jean-Jacques Annaud, este filme é o único que tem a capacidade de retratar a terra à mais de 80 mil anos. O realizador já tinha feito dois filmes como o “Preto e branco em cores” em 1976 e “Coup de tête” em 1979. Mas depois de “A guerra do fogo” ainda fez mais uns quantos, entre os quais esta “o nome de rosa”. O tema utilizado nestefilme foi um tema no qual o realizador não pegou. Este como alguns dos outros filmes dele teve origem em livros. Outros filmes deste realizador foram: “

1976 - Preto e branco em cores (Noirs et blancs en couleur)

1979 - Coup de tête

1981 - A guerra do fogo (La guerre du feu)

1986 - O nome da rosa (Der name der rose)
1988 - O urso (L'ours)
1991 - O amante (L'amant)
1995 - Wings ofcourage
1997 - Sete anos no Tibet (Seven years in Tibet)
2001 - Círculo de fogo (Enemy at the gates
2004 - Era uma vez dois irmãos (Two brothers)”

2007 - Minor



Características formais:



Como o filme tinha de retratar o planeta à 80 mil anos atrás ele teve de ser filmado em vários países diferentes.



Características temáticas:



Normalmente os filmes de Jean-JacquesAnnaud são realizados através de livros escritos, mas também os filmes feitos por ele são quase todos fantásticos, nos quais alguns até já receberam prémios. Recebeu 2 indicações ao César, na categoria de Melhor Filme, por "A Guerra do Fogo" (1981) e "O Urso" (1988). Venceu em 1981.
Ganhou 2 César de Melhor Director, por "A Guerra do Fogo"(1981) e "O Urso" (1980).
Recebeu 2 indicações ao César,na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, por "O Nome da Rosa" (1986) e "O Amante" (1991). Venceu em 1986.

O tema do filme trata a pré-história onde a história retrata um grupo ou uma tribo em que a chama sagrada se apaga e eles tiveram de ir a procura de outra. O filme retrata também o amor no seu princípio.



Valor do filme na actualidade:



É, seguramente, um dos mais bizarrosdesafios cinematográficos que se possa imaginar: elaborar o retrato dos homens pré-históricos (ou da pré-história dos homens) nesse momento emblemático em que se dá a descoberta do fogo e, mais do que isso, a sua integração nas relações e estruturas humanas. Assistimos à eclosão de novas formas de organização do quotidiano que são também novos mecanismos de influência e poder de uns seres humanossobre outros seres humanos. Mais do que isso: estamos perante o nascimento de um sistema de relações com os elementos naturais que, em boa verdade, continha também as sementes de uma nova concepção da natureza e do seu envolvimento com o factor humano. Dir-se-ia que, se fosse possível imaginar um documentário feito há 80 mil anos, esse documentário teria esta forma de... ficção.

A temática...
tracking img