Marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
TECNOLÓGIA DE GESTÃO EM MARKETING
NATAL/RN



LOGÍSTICA EMPRESARIAL

DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Turma – N30– Semestre – 3º

Natal/RN
Abril/2011

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Turma – N30– Semestre – 3º

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de LOGÍSTICA EMPRESARIAL doCurso de GESTÃO TECNOLÓGICA MARKETING do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação do professor-tutor presencial : ADRIANA MACEDO

Natal/RN
Abril/2011

SUMÁRIO

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ETAPA 01 – Logística, Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva

ETAPA 02 – Criando a Cadeia de Suprimentos responsiva e Gerenciamento estratégicoDo lead time

ETAPA 03 – Superando os obstáculos à integração na cadeia de suprimentos

ETAPA 04 – Entrando na era da competição de redes

DESAFIO DE APRENDIZAGEM (Logística Empresarial)

ETAPA 1

GRUPO SÃO TOMÉ

O Grupo São Tomé é composto por 04 (quatro) empresas, voltada para os segmentos de gás de cozinha (GLP), transportes, rede de postos de combustíveis e fonte deágua mineral, produtos essenciais para a população.
Sua matriz está localizada na Av. Tomás Landim, bairro Nova Zelândia, São Gonçalo do Amarante na região metropolitana da Grande Natal.
É uma empresa de grande porte contando atualmente com 280 (duzentos e oitenta) colaboradores, tendo como principal missão o bom relacionamento com os seus consumidores e fornecedores, sem esquecer de valorizaros seus funcionários. O nome do colaborador da empresa escolhida é WALTER MARQUES CRUZ DE OLIVEIRA, consultor do Grupo.
Com relação à questão da logística os produtos já industrializados, como o gás de cozinha, por exemplo, é produzido pela Nacional Gás Butano, cumprindo ressaltar que o Grupo São Tomé detém 60% (sessenta por cento) deste mercado aqui no Estado.
No tocante ao setor detransportes, o Grupo presta serviço de logística para todas as distribuidoras de GLP do norte e nordeste como: Nacional Gás Butano, Ultragás, Super Gás, Liquigás. devendo ser mencionado, que recentemente foi firmada uma parceria do Grupo São Tomé com a distribuidora de combustíveis Ipiranga.
Sobre a rede de postos, o Grupo São Tomé possui atualmente 05 (cinco) postos de combustíveis com a logomarca daRede Ipiranga, objetivando aumentar este número para 10 (dez) até o final do ano.
Com relação à fonte de água mineral, esta inicia-se desde a matéria-prima até a comercialização (consumidor final), sem atravessadores.

PASSO - 3

Nos últimos anos as empresas vem utilizando a logística como principal mecanismo para o aumento da competitividade, criando departamentos e diretorias de logísticae passando a visualizar seus fluxos de materiais, de informações e de recursos financeiros de um ponto de vista interfuncional.
Como conseqüência desse processo, a nova onda de Supply Chain Management1 fez a perspectiva deixar de ser apenas interfuncional para se tornar interorganizacional. A competição nos setores de ponta vem ocorrendo entre cadeias de suprimento e não mais entre empresas.Mas, a logística não é um instrumento a ser utilizado apenas pelas grandes empresas, como deve pensar alguns empreendedores ou gestores de pequenas empresas, pois trata de atividades existentes em qualquer empresa e, por isso, pode ajudá-la a melhorar seus resultados, devendo ser frisado que, como ferramenta para a melhoria do desempenho, deve ser pensada no contexto de uma estratégia.
Desde oinício da produção as atividades que compõem o foco da logística já são realizadas pelas organizações e incluem o planejamento e controle das atividades de suprimentos, produção e distribuição física, tendo como principal mudança proporcionada a integração dessas atividades no âmbito da empresa, seus fornecedores e seus canais de distribuição, incluindo os fluxos de materiais, informações e seus...
tracking img