A guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A GUERRA DE CANUDOS
Leandro Barbosa


A guerra de Canudos aconteceu no arraial de Canudos, na Bahia, em 1896. AntônioVicente Mendes Maciel foi o organizador do arraial ele nasceu em 1830 na cidade Quixeramobim no Ceará e morreu em 1897.

Canudos era um povoado comunitário e tornou-se uma ameaça ao poder dos Coronéise da Igreja pois a comunidade religiosa de Canudos era ide pendente das regras da Igreja Católica e do poder dos Coronéis.

Em Canudos havia uma organização econômica em que todos deveriamtrabalhar para o sustento do grupo. O trabalho era dividido entre artesãos, professores, enfermeiros e comerciantes, que mantinham relações com vilas e cidades na região.

Não havia apropriação do resultadodo trabalho na comunidade pois eram para o grupo.
Na época o Brasil vivia de exportação, e a comunidade tirava a mão-de-obra dos fazendeiros e isso causava prejuízos ao modelo econômico daqueletempo.



ARRAIAL DE CANUDOS

O local da Guerra de Canudos foi o estado da Bahia no ano de 1893. O líder do movimento era Antônio Conselheiro que nasceu na cidade de Quixeramobim no Ceará e morreuem canudos. A posição do governo era contra canudos por que Antônio Conselheiro tirava os pobres das fazendas.O trabalho deles era comunitário,ou seja,o sustento do arraial era fruto do trabalho detodos e não existia a propriedade e, por isso, eles representavam ameaça ao poder dos coronéis e da igreja católica por que Antonio Conselheiro tirava a mão-de-obra e os fiéis.Maressa e Monaliza.Turma 802






A GUERRA DE CANUDOSGabriel Alves turma 802




O local da guerra de Canudos foi o sertão da BAHIA no ano de 1896. O líder do movimento era Antonio Vicente Mendes...
tracking img