A grande virada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O filme “A Grande Virada”, do original “The Company Men”, analisa os efeitos do donwsizing1 corporativo na vida de três protagonistas. Ben Affleck interpreta Bobby Walker, um ambicioso gerente de colarinho branco na escalada corporativa que, depois de perder o salário de seis dígitos, gradualmente perde a pompa de colarinho branco, e a vida arrojada: Country Club, porsche 911,e finalmente sua casa.
Apesar de seus estilos de vida confortáveis, em última análise, são inseguros e as pressões do sustento de suas famílias, os testam até os limites da sanidade mental, ainda mais que semanas e meses se passam sem perspectivas de emprego.
Baseado neste duro contexto foi solicitado à sala que fizesse (em grupo) um resumo extraindo cinco temas abordados no filme. Ostemas são: Mudanças, Humildade, Crise, Quebra de Paradigmas e Desemprego.












MUDANÇAS




Nessa história Bobby Walker (Ben Affleck) chefia uma área de marketing. Este teve uma carreira fulminante, sujeito esforçado, com imenso talento na área de vendas; estudou, trabalhou, ralou, e bem jovem ainda, tem um salário alto. Como costuma acontecer, empregou seu dinheiro embens vistosos – uma casa gigantesca, certamente gigantesca demais para ele, um Porsche 911; tem uma linda esposa e dois filhos. Poupança, nem pensar.
Como toda empresa passa por problemas a GTX é uma, e para cortar custos, claro, demite muitos, muitos funcionários incluindo o Bobby.
Todos precisam lidar com a família e encontrar novos empregos. Estão de volta ao mundo real. Comoobservado, somente Bobby teve o apoio da família (fundamental para aceitar e suportar as mudanças de maneira saudável).
Está mais que comprovado, que são nas situações difíceis que o indivíduo começa a refletir sobre a vida. “A Grande Virada” não somente retrata essa questão de empregabilidade, mas igualmente fala sobre relacionamentos familiares e questiona: Você está preparado para uma mudança tãobrusca como a de Bobby? Você está preparado para uma recolocação no mercado de trabalho, ou se acha tão bom que não vale a pena qualificar-se?
Se você é do tipo que só vive o hoje sem pensar no amanhã, cuidado! Bobby achava que por ser tão bom no que fazia, e por possuir MBA, não haveria motivos para preocupar-se com um Upgrade na profissão que exercia.
Nenhuma pessoa está realmentepreparada para mudanças, ainda mais quando são bruscas como as retratadas no filme. Bobby por estar numa grande empresa e exercendo uma função privilegiada, o levou a crer que não precisaria se preparar academicamente para o mercado; sua network? Fraquíssima!
Quando sai a procura de vagas de emprego vê-se como um qualquer, sua MBA não tem muita vantagem sobre os demais concorrentes, já que estestambém tem, o que torna a situação mais delicada e refletidora a título de arrependimento, pelo tempo, e dinheiro, desperdiçados.
As mudanças são mais fáceis de serem vividas com o apoio da família, um bom exemplo, é o apoio demonstrado pela bela esposa de Bobby, sempre o dando ideias para superarem essa fase. A esposa de Gene, pelo contrário não tem noção do que se passa na mente de seuesposo, compra uma mesa no valor de 16 mil dólares, já a esposa de Phil o obriga a sair vestido como executivo e com sua maleta; tudo isso faz diferença na adaptação em meio às mudanças.
A preparação para as mudanças deve vir enquanto empregado, não durante a crise (desemprego) – a família deve participar desse processo.
Enfim, mudanças sempre serão desafiadoras; alguns, mesmo preparados nãoàs aceitam com tantas facilidades; aceitar é superimportante para adaptar-se ao clima e nortear suas decisões.
HUMILDADE

Ao termos um emprego grandioso, com um salário de encher os olhos, dificilmente nos conformamos em aceitar um emprego com um nível e um salário menor.
Bobby, ao ver-se fora da organização onde passou muito tempo não quer aceitar de forma alguma, a ideia de baixar...
tracking img