A GRAMÁTICA E SEUS VÁRIOS SENTIDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

4306 palavras 18 páginas
A GRAMÁTICA E SEUS VÁRIOS SENTIDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

IRARÁ - BA
2014

GABRIELA MAIA DE CERQUEIRA
GENILSON DE SANTANA PEREIRA
ANA MARIA PORTELA SANTOS

GRAMÁTICA E SEUS VÁRIOS SENTIDOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

IRARÁ - BA
2014

RESUMO

O presente artigo busca refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa focando a gramática normativa. Para tanto, serão assinaladas algumas concepções de gramática e reflexões sobre o ensino da língua. Portanto, faz-se necessário o uso de métodos que proporcione o contato com as diversas situações de uso da linguagem, pois todos possuem a competência lingüística inata. PALAVRAS - CHAVE: gramática normativa - concepção de gramática - competência linguística.

ABSTRACT

This article reflects about the Portuguese teaching that emphasizes the normative grammar. For this, will be marked some grammar conceptions and some reflections about the language teaching. Therefore, it`s necessary uses methods that provides the contact with many situations of language use, so everybody has the innate linguistic competence .
KEY-WORDS: normative grammar, grammar conception and linguistic competence.

1 INTRODUÇÃO

A cada dia que passa se avolumam as queixas no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa em nossas escolas. Infelizmente, as estratégias adotadas não vêm dando conta de muitos fatos da língua, não vem cumprindo com suas metas. Espera-se que no processo de ensino e aprendizagem o aluno amplie o seu domínio ativo do discurso nas diversas situações de uso da linguagem, nas diversas situações comunicativas e isso não vem acontecendo. A que se deve tal situação?
A concepção do ensino de Língua Portuguesa que vigora na maioria das nossas escolas abarca este ensino sob bases do conserto da língua do aluno, considerando aí um deficiente linguístico, além do ensino

Relacionados

  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas