A global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
aquecimento global
2556. (Ufrs) As inovações tecnológicas permeiam a evolução da sociedade humana e, conseqüentemente, do espaço geográfico. Entre elas, destacam-se os sistemas de produçãoindustrial e de organização do trabalho, que coexistem na atualidade com objetivo comum de aumentar a produtividade para a ampliação dos lucros.
Nesse contexto, as empresas vêm adequando o seu ritmo deprodução às demandas do mercado, evitando o desperdício, investindo em tecnologia de ponta e automação e terceirizando o processo produtivo para firmas médias e pequenas, que passam a orbitar em torno dacorporação.

Esse modelo de organização da produção e do trabalho é denominado
a) fordismo.
b) "dumping".
c) taylorismo.
d) "holding".
e) "just-in-time".

2636. (Fgv) "O maior drama históricocontemporâneo reside no abismo entre a atualidade da necessidade de superação do capitalismo e a regressão nas condições da implantação dessa superação. A passagem, dentro do capitalismo, do modeloregulador para o neoliberal e a passagem do mundo bipolar para o unipolar, com o fim do chamado 'campo socialista', geraram esse abismo."
(Emir Sader, "Caros Amigos", julho de 2006. Ano X, n¡ 112)

Sãoexemplos do quadro político e econômico descrito nesse parágrafo:
a) as atuais políticas públicas implantadas por países pobres que, em sua maioria, conseguiram resolver problemas sociais, como osde educação e saúde, resultados que não foram conquistados por países socialistas.
b) a permanência do modelo centralizador da economia por parte do Estado, por meio das novas agências reguladoraspós-privatizações, tal como ocorre no Brasil nos setores de comunicação e energia, por exemplo.
c) o fim do mundo bipolar, característico do período da Guerra Fria, considerado como um modelo neoliberalentre os países capitalistas e, com o fim desse período, as economias mais ricas passaram a adotar políticas intervencionistas sobretudo nas grandes corporações financeiras.
d) a formação do...
tracking img