Teoria musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Teoria Musical Elaboração: Maestro Jorge Nobre

MÚSICA: É a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. • É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.

As principais partes que constituem a MÚSICA são: 1) MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É a concepçãohorizontal da Música. 2) HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só vez). É a concepção vertical da Música. 3) CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música. 4) RÍTMO – É a combinação dos valores tempo. Escreve-se a música sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais paralelas e eqüidistantes. A estaslinhas e espaços dá-se o nome de PAUTA ou PENTAGRAMA. Ex.: Linhas e Espaços:

CLAVE é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às notas. As Claves são 3 (três):

CLAVE DE SOL linha.

Escrita na 2ª linha. Há algum tempo atrás, também era usada na 1ª

CLAVE DE FÁ

É escrita na 3ª ou na 4ª linha.

CLAVE DE DÓ

É escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha.Nome das notas nas linhas:

Nome das notas nos espaços:

MI

SOL

SI











MI

Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008

2

Além das cinco linhas e dos quatro espaços da pauta natural, existem ainda linhas e espaços situados acima ou abaixo da pauta natural para auxiliá-la emsua extensão. Formam, respectivamente, as pautas suplementares superior e inferior.

OBS.: Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas. À escrita da música dá-se o nome de notação musical. AS NOTAS SÃO SETE: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Essas sete notas ouvidas sucessivamente formam uma série de sons aos quais dá-se o nome de escala. Ex.:

NOME DAS NOTAS NASPAUTAS SUPLEMENTARES: SUPERIOR:

SOL INFERIOR:



SI





MI



SOL





SI

LÁ VALORES

SOL



MI

A música é representada pelo equilíbrio de sons e silêncios. Ambos têm durações diferentes e são representados por sinais denominados valores. Os valores que representam a duração dos sons musicais são chamados de FIGURAS. Os que representam as ausênciasde sons são chamados de PAUSAS. A unidade de medida da música é o TEMPO. Cada tempo corresponde a uma PULSAÇÃO. Ex.:
Uma pulsação= 1 tempo Duas pulsações= 2 tempos

3

Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008

Cada figura de SOM tem sua respectiva PAUSA que lhe corresponde ao mesmo tempo de duração.Vejamos, por exemplo, se uma semibreve tiver 4 tempos, a pausa de semibreve também terá 4 tempos. Demonstração:

A Semibreve, atualmente, é a FIGURA musical de maior duração. Por esse motivo é tomada como UNIDADE na divisão proporcional dos valores. Assim sendo, a Semibreve é a única figura que compreende todas as demais:

COMPASSOS

GENERALIDADES - COMPASSOS SIMPLES GENERALIDADES – As figuras querepresentam os valores das notas têm duração indeterminada, isto é, não têm valor fixo. Quem os determinará será uma fração ordinária escrita após a clave e os acidentes fixos que é chamada de FÓRMULA DE COMPASSO. Ex.: etc.

Os compassos de dois tempos são chamados de.............BINÁRIOS Os compassos de três tempos são chamados de..............TERNÁRIOS Os compassos de quatro tempos sãochamados de..........QUATERNÁRIOS Cada compasso é separado do seguinte por uma linha divisória vertical (TRAVESSÃO). Na terminação de um trecho musical usa-se colocar dois travessões denominados de Travessão Duplo. Se a terminação for absoluta, isto é, na finalização da música, chamar-seá de PAUSA FINAL.
Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila...
tracking img