A Gestalt-terapia (GT) é uma abordagem clínica que compreende um arcabouço técnico e de conceitos específicos, em suas dimensões teóricas e práticas. A GT tem como fundador Fritz Perls, que concebeu,em seu entendimento, o que seriam a princípio correções ou melhorias da teoria psicanalítica, mas ao não ter o reconhecimento de suas teses pela comunidade psicanalítica, inclusive do próprio Freud,Perls decidiu constituir uma nova linha de psicoterapia.
A GT apresenta sinergia com a definição e a prática na clínica moderna, que ultrapassa os limites de sua origem, bem como de seu conceitoclássico (DUTRA, 2004). Etimologicamente, a definição de clínica tem em sua gênese uma ligação direta com a Medicina: clinicar, que vem do grego klinike, significaria ir ao encontro do doente, ou estar aolado do enfermo.
A clínica tem uma prática e uma definição mais amplas, em que clinicar é ação de cuidar e de estar ao lado, ação esta não só vinculada ao médico e nem só direcionada a um enfermo, esim ao indivíduo à procura de uma melhor qualidade de vida (DUTRA, 2004).
A partir do entendimento acima evidenciado, pode-se concluir que não existe mais o “paciente” em sentido mais clássico,porquanto o sujeito agora vai à busca, denotando claro papel ativo em relação ao seu estado atual e possibilidade de mudança.
Na clínica em GT, ser implica ir; ir por sua vez compreende movimento,trazendo consigo a ideia de motivação, que está intimamente ligada a estabelecer direção e sentido às ações. Nada mais próprio ao ser humano do que se atualizar em sua intencionalidade de modo dinâmico.Há na razão um conteúdo inegavelmente emocional e na emoção um conteúdo racional. A beleza está no racional, tal qual o conhecimento está nas artes, podendo assim se entender que um método pode trazerà tona singularidades e não normatização. Este postulado, se assim pode ser dito, é peculiar à GT, pois nele se exprime a concepção de homem total, não em componentes estruturados, porém com suas... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). A gestalt. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Gestalt/237737.html

MLA

"A gestalt" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Gestalt/237737.html>.

MLA 7

"A gestalt." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Gestalt/237737.html>.

CHICAGO

"A gestalt." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Gestalt/237737.html.