Pandas

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 25 de maio de 2012
HÁBITOS ALIMENTARES

Apesar de pertencer à ordem dos Carnívoros, ele gosta de comer coisas, o panda é um animal onívoro, alimentando-se quase que exclusivamente de cerca de 30 espécies de bambu(99% de sua dieta). Sabe-se que o panda também utiliza insectos e ovos como fonte de proteína. É possível predar também roedores e filhotes de cervos-almiscarados. Seu sistema digestivo não é plenamenteadaptado a quebrar as moléculas de celulose, contidas no bambu. Isto leva ao panda consumir cerca de 40 kg de bambu por até 14 horas. Seus dentes e mandíbulas são extremamente fortes, adaptados paratriturar os colmos do bambu.

REPRODUÇÃO

A época de reprodução dá-se na Primavera, quando os machos competem pela fêmea fértil. A gestação é em média de 135 dias. Normalmente nascem um ou doisfilhotes. Devido à natureza frágil e delicada dos ursinhos, a mãe opta por criar um único filhote. O filhote rejeitado é abandonado à morte. O desmame dá-se com um ano de idade, mas o panda já é capaz deingerir o bambu em pequenas quantidades desde os seis meses. O intervalo entre as ninhadas é de dois anos ou mais.
Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente. Apenas 30% dasfêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual.

HABITAT

Os pandas habitam as florestas temperadas montanhosas com densos bambuzais, principalmente dogênero Sinarundinaria, entre altitudes de 1 200 a 4 100 metros de altitude. A distribuição sobrepõe-se em muito a do urso-negro-asiático (Ursus thibetanus), entretanto, eles não competem entre si, pois asnecessidades ecológicas das espécies são diferentes.

CURIOSIDADES

O panda gigante é o símbolo das espécies ameaçadas. Apenas populações muito pequenas ainda sobrevivem no sudoeste da China.Apesar das medidas de proteção consolidadas, os ursos panda estão ameaçados de extinção devido à destruição de seu habitat. Em junho de 2004, o número de pandas na natureza era estimado em um total de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • os pandas
  • o panda
  • Pandas
  • pandas
  • o panda
  • Panda
  • Panda
  • Os pandas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!