A geografia como fonte de prazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GEOGRAFIA COMO FONTE DE PRAZER:

OLIVEIRA, Maria Joelma¹

RESUMO

Este artigo resulta da angústia e desabafo de educadores da rede pública do município de Itiúba, no estado da Bahia que trabalham no Ensino Fundamental e relatam constantemente nas reuniões pedagógicas às dificuldades encontradas na transmissão dos conteúdos da disciplina de geografia, principalmente na Cartografia.Busca-se com esse trabalho subsídios que venham auxiliar na prática pedagógica destes docentes. Neste estudo procura-se identificar os processos que caracterizam e estruturam as atuações desses profissionais que revelam problemas graves, desde a formação deficiente do professor até a carência de recursos didáticos. Objetivou-se com essa pesquisa apresentar aos docentes atividades lúdicas quepossam proporcionar um ensino aprendizagem significativos, pois o lúdico oportuniza a construção de novos saberes, estimula o discente a adquirir conhecimento, a participar, a testar hipóteses e desta forma criar novos conceitos. Utilizou-se o levantamento de dados e a pesquisa bibliográfica como pressuposto metodológico. Pretende-se apresentar sugestões de atividades lúdicas que devem ser trabalhadasem sala de aula. Espera-se que a aplicação das atividades desenvolvidas proporcione uma aprendizagem prazerosa tanto para os docentes quanto para os alunos. O trabalho propõe algumas recomendações e reflexões para os docentes no sentido de incentivá-los a buscar formas de agir efetivamente para transformar o ensino Cartográfico ou seja, a Geografia numa fonte de prazer.

Palavras- chave:Ensino de Geografia. Cartografia. Ludicidade.

¹ Professora de Geografia e Psicologia. Escola Rita Carolina e Colégio Estadual Ary Silva. Itiúba- Bahia – Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Psicanalista Clínica formada pela Associação Brasileira de Psicanálise do Vale – ABPV. Coordenadora Pedagógica da disciplina de Geografia. Prefeitura Municipal de Itiúba. Email:mari.joelmapsique@gmail.com.

INTRODUÇÃO

Inconscientemente as pessoas utilizam diariamente os conhecimentos Geográficos em todos os momentos da sua vida. Pois em todas as situações estarão ocupando um espaço e interagindo com o meio; porém levar uma pessoa a entender a presença da Geografia em sua vida e a notar a interrelação existente, entre as circunstâncias vividas e a ciênciaGeográfica, exige um longo tempo.
Se a Geografia ainda é vista por muitos como uma disciplina sem conexão e, consequentimente, sem valor para a vida prática, pior é a opinião sobre a cartografia. Percebe-se uma grande dificuldade em interligar a ciência cartográfica as situações corriqueiras como: extrair as informações de alguns mapas de uso cotidiano, tipo os mapas de previsão dotempo, os rodoviários ou o mapa da própria cidade.
Para que o ensino de Geografia se transforme numa fonte de prazer tanto para alunos como professores, faz-se necessário analisar o processo de ensino aprendizagem da Cartografia. Percebe-se a dicotomia existente entre o conhecimento de mundo do aluno e o que é transmitido em sala de aula. Nota-se que o ensino realizado nas escolas e osconteúdos cartográficos, quando são transmitidos estão distantes do que é interessante e significativo para o discente; o que tornam essas aulas maçantes e cansativas. Pois visa simplesmente à memorização destes conteúdos de forma mecânica, e na maioria das vezes não há nem mapas disponíveis na escola para o estudo cartográfico e quando existe o professor não sabe utilizar.
Dificulta-sedesta forma a compreensão do aluno como agente ativo e transformador deste mundo em constante mudança. Planeja-se apresentar através dos encontros pedagógicos sugestão de atividades lúdica sobre lateralidade, representação espacial que aplicadas com um objetivo pode tornar as aulas mais significativas e prazerosas para os discentes. Para que desta forma, eles sintam o quanto os conteúdos...
tracking img