A fome no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FOME NO MUNDO

Introdução.
Neste trabalho iremos abordar sobre um grande problema de nível mundial: a fome. Sabendo que tudo o que é produzido no mundo é o suficiente para todos terem comida farta todos os dias, porque quase um bilhão de pessoas no mundo são assoladas pela fome? É o que iremos explicar no decorrer do trabalho.
A relação entre a agropecuária e a fome, outras causas quecausam esse mal e soluções elaboradas por nós serão vistas adiante. Esperamos que este trabalho ofereça esclarecimentos o suficiente para o entendimento deste problema, o maior enfrentado na atualidade.
DESENVOLVIMENTO 

Cenário agropecuário atual.
É errado pensar que a fome no mundo é causada por uma população excessiva, ou o fato de não ter terras cultiváveis suficientes no mundo. Primeiro temosque saber: temos terra o suficiente para que todos no mundo possam ter acesso farto à comida. A culpa mesmo é do modo de produção atual.
Para um melhor entendimento, temos que saber sobre o cenário agropecuário atual. Se com as terras atuais poderia haver comida farta para todos, porque isso não acontece?
1-     Política de monocultura: em muitos países, predomina a cultura de apenas um produtoprincipal, para suprir outros países, geralmente desenvolvidos.  Estes países, não investem em tecnologias para manufaturar outros itens, e acabam tendo que importar itens industrializados e outros diversos. E o pior, o preço que será pago pelo o único produto produzido, são as potências que determinam. E o preço que esse país terá de pagar pra comprar produtos manufaturados, também são aspotências que determinam. Assim, o preço que ele terá de pagar para comprar os manufaturados, são maiores que os preços de venda de suas commodities, sendo obrigados a comprar quantidades insuficientes de produtos industrializados para não gerarem dívidas. Produtos insuficientes: população com fome. Quem acaba gerando isso, são as multinacionais.
2-     Multinacionais: empresas de caráter mundial que temcomo objetivo lucro massivo. Atuam em países onde há matéria-prima barata e de limitados direitos dos trabalhadores. Exploram diversos países e conseguem commodities abundantes, oferecendo diversos itens aos países desenvolvidos. Assim, os países que são abusados, passam a não ter acesso a nenhum produto, pois o que é produzido é exportado. Apenas uma minoria terá dinheiro para comprar osmanufaturados importados.
 
3-     Emprego nos países monocultores: em países monocultores, o número necessário de pessoas trabalhando é drasticamente menor do que a população, principalmente pela substituição por máquinas. Ou seja, apenas uma parte pequena da população pode trabalhar e ter dinheiro para comprar os produtos manufaturados importados. O resto, sem nenhuma outra oportunidade de trabalho,acaba não tendo acesso a alimento. Isto acontece muito nos países africanos, onde a produção dos países é exclusiva a minérios ou produtos agrícolas. Por isso há um percentual de miséria e fome tão abundante nesta parte do planeta.
 
Países monocultores são resultados de uma cadeia de produção errada, e deixar de ser um, é impossível tendo em vista as dividas que estes possuem;
Outras causas dafome.
Não é apenas pela exploração agrícola dos países que a fome é causada. Outros diversos fatores constituem esse mal a ser combatido. Dentre eles, podemos destacar:
Dívidas externas: países menos desenvolvidos acabam contraindo dividas com os países desenvolvidos ao comprar produtos manufaturados. Em pouco em pouco, a dívida aumenta, junto com os elevados juros. Mas, se os países decidirempagar as dívidas, acabam não possuindo fundos para comprar alimentos manufaturados.
Conflitos armados: em todo o mundo, o que é gasto com armas e equipamentos militares nos diversos conflitos armados pelo mundo em UM mês, seria o suficiente para alimentar toda a população mundial por TREZE meses. Sem falar, que num meio em que há conflitos militares, a distribuição de alimentos é ainda mais...
tracking img