Pratica oxido de ferro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TELEMACO BORBA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA QUÍMICA INORGÂNICA

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO QUÍMICA INORGÂNICA.

PRÁTICA: síntese de óxido de ferro.

Professor: Adriano Borges.

alunos: dirlei do Nascimento
Igor Matheus
José Roberto da Silva
Luan costa silva

Telêmaco Borba - PR
Outubro / 2012
RESUMO:

Realizado uma experiência em laboratório desíntese de oxido de ferro. A experiência foi acompanhada pelo Professor que dividiu a classe em grupos onde fizeram cada um a sua experiência. Sobre a orientação do professor conhecemos os materiais a serem utilizados, e também importância dos cuidados de segurança que atividade em laboratório exige.
Tomamos os materiais indicados as amostras químicas e iniciamos a experiência. A ideia é realizaruma reação química de oxidação do ferro acelerando-a usando cloreto de ferro, hidróxido de ferro e água. Sob a orientação do professor pesamos (as amostras), misturamos precipitamos e depois calcinamos este precipitado e após colocado em uma mufla para secagem, no final chegamos ao oxido de ferro, o qual será descrito detalhadamente no relatório a seguir.

SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2 OBJETIVOS..................................................................................................06
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA....................................................................07
4MATERIAIS...................................................................................................08
5 PROCEDIMENTOEXPERIMENTAL..............................................................08
6 RESULTADOS E DISCUÇOES.....................................................................09
7 CÁLCULOS...................................................................................................10
8CONCLUSÃO................................................................................................12
9 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................13

1- INTRODUÇÃO:

O elemento ferro é muito antigo e importante na história da humanidade. Tem-se conhecimento de que quatro milênios antes de Cristo, povos antigos já utilizavam ferro oriundos de meteoritos que caíram na Terra. Este ferro oriundo de meteoritos estava combinado comoutros elementos, normalmente níquel.
No entanto, sabe-se que a três mil anos antes de Cristo, o homem já produzia produtos partindo do ferro, sem níquel, no Egito e na Mesopotâmia. Lendas e histórias muito antigas são contadas até hoje da origem e utilização do ferro pelo homem, onde contam como este metal consolidou-se e definitivamente enrraizou-se em nossas mais variadas culturas. Comonaquela época os povos eram distantes, séculos passavam-se até que uma tecnologia fosse entendida e adotada por outros povos.
Mesmo que conhecida e dominada, a tecnologia não era facilmente difundida por questões estratégicas e com o ferro não poderia ser diferente. Sabe-se que entre os séculos XII e X antes de Cristo, ocorreu um rápido crescimento na utilização do ferro, em detrimento ao bronze,acredita-se que este crescimento na utilização do ferro foi devido ao desenvolvimento de novas tecnologias para sua obtenção e a necessidade de elaboração e fabricação de novos armamentos e ferramentas, sem falar na dificuldade, cada vez maior, de se obter estanho e cobre, elementos importantes para fabricação de ligas de bronze.
O ferro foi tão importante para a humanidade, que determinou um períodochamado de a Idade do Ferro. Tendo em vista que os objetos antigos de ferro são muito menos frequentes do que objetos de bronze, os arqueólogos posicionaram a chamada Idade do Bronze antes da Idade do Ferro. Na China 2550 antes de Cristo já se utilizava o ferro para a fabricação de utensílios, na Grécia tem-se conhecimento de sua utilização por volta de 1000 antes de Cristo e na Europa...
tracking img