A filosofia na cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Daniel Sampaio

Ano Lectivo 2010/2011

Curso Tecnológico de Desporto

Docente: Professor António Libreiro

Discente: Joana Lopes 11ºJ





A Filosofia na Cidade
[pic]



Índice

Introdução…………………………………………………………………..3
O indivíduo e a sociedade………………………………………………….4
O espaço público e privado………………………………………………...5
A evolução da filosofiapolítica………………………...…………………..7
Convicção, tolerância e diálogo- a construção da cidadania……………….9
O diálogo como via de construção da cidadania………………………….15
Conclusão…………………………………………………………………18
Bibliografia e webgrafia…………………………………………………..19















Introdução


Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de filosofia e aborda o tema “A Filosofia na cidade”. Este foi o tema foi o seleccionada pelofacto de ser tão abordado e importante nos dias de hoje. Pois cada vez mais a nossa sociedade apresenta diversos problemas devido a falta de diálogo e tolerância entre populações. É dirigido mais propriamente aos jovens e adolescentes, pois são eles que têm a função de construir um futuro melhor.
Este trabalho reforça a importância da filosofia na vida quotidiana e as questões que ela levanta.Refere como o indivíduo se integra na sociedade, define espaço público e privado, mostra a evolução da filosofia política, a importância da convicção, tolerância e diálogo e como é construída a cidadania.












O indivíduo e a sociedade

O ser humano não vive isolado, pelo contrário ele necessita da sociedade e da cultura para sobreviver e do “outro” para agir e transformaro contexto em que se insere.
Viver em colectividade não é propriamente fácil, pois o homem é um ser único e singular que necessita da sua privacidade, tem sentimentos, é racional, tem diversos interesses, desejos, motivações, ideias, crenças... Contudo é natural a dificuldade que o ser humano tem em se adaptar aos outros.
Para Kant existe uma “sociabilidade insociável” ligada à natureza humana.Isto é, tem uma tendência para viver em sociedade, pois sente-se mais humano ao estar a desenvolver as suas características socias. Ma por outro lado tem uma tendência para se isolar, pois é deparado pela sua insociabilidade de querer fazer tudo ao seu gosto sem a opinião e a presença dos outros.

Para Aristóteles o homem é um animal político enquanto ser integrado na sociedade. Reflecte sobrea situação social, sobre a maneira como é organizada a sociedade e tem a sua opinião enquanto cidadão (aquele que habita a cidade, tendo assim direitos e deveres).

De acordo com a democracia ateniense antiga o cidadão é o homem livre que para além de cumprir as suas obrigações perante a sua família tem a capacidade de se auto governar e participar nas decisões do governo.



O EspaçoPúblico e Privado


Em Atenas a vida política desenvolvia-se na praça pública ou ágora e envolvia a participação de todos os cidadãos. Desta forma de organização política, a democracia, nasce o conceito de espaço público por oposição ao espaço privado. Assim, para os gregos, o espaço público é o espaço da discussão, do diálogo e do debate político, o lugar onde se decide sobre aquilo que é comum ediz respeito a todos.
O espaço privado é o espaço da casa e da família, onde se decidem os assuntos domésticos. É o espaço da intimidade partilhado também com os amigos.

Nos dias que decorrem as noções de espaço privado e público sofreram uma grande modificação com a crescente influência dos meios de comunicação de massas, a emergência da chamada “sociedade de informação”. Esta contribui paramodificar as fronteiras tradicionais entre o público e o privado e alargar a esfera do espaço público de tal modo que alguns temas privados das famílias (aspectos relacionados com a sexualidade e com a intimidade) são discutidos em público.

O indivíduo sendo um ser que pensa (racional) e tendo consciência tem a capacidade de deliberar o seu espaço privado, contudo está...
tracking img