O jardineiro fiel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JARDINEIRO FIEL: PAIXÃO, PODER E ÉTICA

No cinema, o jogo das fantasias que o trabalho do autor e sua obra promovem permite a criação de cenários e histórias que se afastam ou se aproximas de realidades conhecidas, produzindo efeitos próprios.
Em o jardineiro fiel, o multiculturalismo que o constitui é um aspecto interessante, vários dos próprios habitantes de Kibera,no Quênia, atuaram como figurantes. As filmagens em um pais pobre e colonizado invadindo de cores, sons e emoções a tela, constitui outro elemento que não pode ser desconsiderado. A investigação de denuncia e trapaça refletem as condições da diplomacia , da política e da economia mundial. Isso faz desse filme um exemplo de cinema atual, capaz de fazer pensar, aumentar a consciência, induzirtomadas de posição.
A maior parte dos acontecimentos se da na África, pais pobre e populoso. O filme permite refletir sobre varias situações que nele se apresentam: postura das pessoas diante de acontecimentos sociais e políticos, a miséria, a exclusão, a solidariedade, denuncia, e o confronto das justiças na sociedade dividida ou a acomodação silenciosa, o conchavo entre políticos, grandes empresasque dominam e monopolizam o mercado, o uso de seres humanos como cobaias nos experimentos, o amor entre pessoas, a luta até o fim ou a desistência.













As relações pessoais

Logo na primeira cena um diplomata acomodado e uma atividade dos direitos humanos estabelece uma relação amorosa profunda e estável após um primeiro encontro de agressividades,criticas e cobranças públicas que Tessa faz a Justin e ao que ele representa.
A diferença entre eles transparece, descontrolada e raivosa ela vê toda a platéia da palestra que ele proferia como representante da alta diplomacia inglesa, abandonar a sala, virando as costas ao debate que ela desejava. Encerrada a sonolenta palestra, o palestrante pouco perplexo, aproxima- se dela e de sertã forma aconsola e acolhe, terminam apresentando- se um ao outro, um aperto de mãos, o convite para um café, para entrar na casa dela, mais diálogos e explicações, pedido de desculpas e esse confronto acaba na cama. Pessoas tão diferentes, ele, recatado, educado, cultivador de plantas, acomodado em suas funções de diplomata, pouco questionador da realidade. Ela, crítica, ativa, espontânea, militante. Ele parteem missão diplomática na África, ela insiste em acompanha- lo, e propõe que se casem para poder viajar e dessa forma oficializam suas relações diante da sociedade. Dessa forma chegam a Nairóbi.
No Quênia, Tessa assume atividades de voluntariado social e articula- se com pessoas da comunidade. Faz amigos, que como ela tem preocupações sociais. Começa a perceber irregularidades criminosas emserviço de saúda. Uma pesquisa cientifica com um novo medicamento contra a tuberculose, usado em pacientes infectados pelo vírus da AIDS e que provoca efeitos colaterais pelos quais as pessoas sofrem e morrem. Anota tudo em um dossiê. Justin, por seu lado, não questiona, não interroga, respeita seu trabalho embora não apóie e pouco se interessa por ele, continua dedicando- se as suas plantas, ao seunovo trabalho, de forma burocrática e distante.
A militância de Tessa pelos direitos humanos é percebida nos meios diplomáticos e políticos com preocupação, diplomatas e pessoas próximas dirigem ao seu marido, alertando- o que a inconveniência da esposa poderá afetar sua carreira.
Tessa faz do amigo Sandy, colega do marido, seu confidente e aliado. Passa- lhe um relatório de suas atividades comdenuncias sobre os efeitos de medicações testada nas pessoas pobres da comunidade. Ele porém as envia a chefia do corpo diplomático e recebe como resposta que devera vigia- la e conte- la a todo custo. Um circulo de interesse obscuro está construído.
Tessa então rouba a carta de retorno sobre o relatório enviado ao asqueroso Sandy, após prometer- lhe favores sexuais que não pretendia cumprir,...
tracking img