A filosofia desenvolvida por friedrich nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A filosofia desenvolvida por Friedrich Nietzsche pode ser resumida como sendo uma tentativa de eliminar as bases a partir das quais os valores tradicionais cristãos foram erguidos, destruir seus fundamentos metafísicos e demonstrar como surgiram os valores considerados universais.

Na transvaloração dos valores, Nietzsche ao colocar em questão o valor dos valores, procurademonstrar que a pretensa universalidade dos valores da tradição socrático-cristã não passa de uma construção histórica cujos frutos são nocivos à vida. A transvaloração de todos os valores é, finalmente, a coragem de erigir novos e humanos valores, voltados para o florescimento e intensificação da vida humana.

Esse trabalho tem como tema “A tranvaloração dos valores na filosofia de Nietzsche” ondeserão apresentados os argumentos do filósofo onde ele tenta mostrar que tudo não passa de uma construção humana, sendo a natureza divina completamente desnecessária para a vida e o comportamento do homem.

O objetivo geral dessa pesquisa é identificar as razões que levaram Nietzsche a divergir seu conceito de moral, da moral tradicional e suas reais dificuldades da época, já que suas idéias nãorespeitaram na época nenhum valor. De forma específica a pesquisa objetiva: analisar suas idéias e entender como alguém aparentemente tão poético, pode ao mesmo tempo ser tão crítico; avaliar sua concepção de moral com olhar diferente e ver em que há situações do cotidiano em que o indivíduo precisa ser forte para poder não ser tão humilhado pelos fracos; e entender que aceitando ou não, eleapenas falou o que pensou e o que para o mesmo seria uma verdade.

Esse estudo será desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos xerocopiados, manuscritos etc. Em uma pesquisa documental o pesquisador terá acesso a documentos que se encontram em arquivos públicos, particulares.Finalmente, os materiais e os métodos utilizados para o desenvolvimento e a fundamentação teórica da pesquisa estão compreendidos em uma leitura crítica de algumas obras de Nietzsche e também de outros filósofos.

2 NIETZSCHE: vida e obra

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Rocken, na Saxônia em 15 de outubro de 1844, sua família era luterana, seus avós eram pastores protestantes, filhode Karl Ludwig, responsável pela paróquia do vilarejo em ROCKEN, veio a falecer prematuramente. A mãe Franzisk, viu-se então obrigada a transferir-se com os filhos para NAUMBURGO. Foi nessa cidadezinha que Nietzshe iniciou sua educação primária; o próprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor, e por isso dedicava intensamente a teologia, mas eram sobretudo a música e a poesia que lheinteressavam, começou nessa ocasião a escrever e a compor.Concluídos os estudos secundários, o jovem Nietzsche inscreveu-se em 1864 na Universidade de Bonn, pois decidiu abandonar teologia e se especializou em Filologia clássica. No ano seguinte transferiu-se para a Universidade de LEIPZIG, mas isso se deve, acima de tudo, à transferência do Prof° Friedrich Ritschl (figura paterna para Nietzsche)para essa Universidade.

Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer (O Mundo como Vontade e Representação, 1820) vai constituir as premissas da sua vocação filosófica. Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche é nomeado aos 24 anos professor de Filologia na universidade de Basiléia. (Suíça) Adota então a nacionalidade suíça. Desenvolvedurante dez anos a sua acuidade filosófica no contato com o pensamento grego antigo - com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles. Durante os seus anos de ensino, torna-se amigo de Jacob Burckhardt e Richard Wagner. Em 1870, compromete-se como voluntário (exército) na guerra franco-prussiana, isto é a guerra as Prússia e a França. A experiência da violência e o...
tracking img