A familia e o adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PASTORAL DO ADOLESCENTE

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

São Paulo —Novembro de 2011


A FAMILIA E O ADOLESCENTE

Trabalho Acadêmico, apresentado a Professora Mirian com vistas à aprovação em disciplina. — 1º Ano, Período Noturno, do Curso de Introdução à Teologia do Instituto Teológico Quadrangular .

SUMÁRIO

Introdução--------------------------------------------------------------------------3
Tópico 1 – Visão dos autores sobre familia ---------------------- ---------4
Tópico 2 – A Familia cristã ---------------------------------------------------- 5

Introdução

Este é um resumo da unidade 10.
Sem o amor dos pais, o adolescente pode vir a ceder mais facilmente ás influencias malignas das drogas, das perversões sexuais e a violência.
Nada é mais importante doque os pais aprenderem a suprir as necessidades que o adolescente tem de amor emocional, ou seja bem no fundo da alma do adolescente está o desejo de sentir-se ligado aos pais e recebendo o cuidado deles.
Deus é claro. Foi ele quem teve a idéia de família. O senhor realmente tem nos dado muitos princípios em Sua Palavra a respeito da estrutura familiar e a parte que cabe a cada membro realizarindividualmente.
Quando essas instruções bíblicas são seguidas, as famílias experimentam todas as bênçãos que DEUS preparou a elas. Quando são violadas, o resultado é caos e aflição.

TÓPICO 1 – VISÃO DOS AUTORES SOBRE FAMILIA.

Quando os pais aceitam que o filho precisa mostrar que é alguém com vontade própria e independente, essa fase ocorre de maneira mais tranqüila. Entretanto, muitospais podem se sentir desautorizado e tendem a pressionar o filho, o que pode iniciar um verdadeiro cabe de guerra.
Minelli afirma que existem três aspectos desta transição que podem ser apontados: a mudança da relação com os pais, o estabelecimento de ovas relações e a integração ao grupo de amigos. A emancipação aos pais é uma tensão entre duas forças opostas, o controle dos pais e o desejo dofilho libertar-se dele e alcançar sua independência. Esta é a etapa da vida durante a qual se experimenta uma necessidade irresistível de rebelar-se contra a autoridade e procurar a independência.
A autora diz que a amizade torna-se uma relação de pessoas especificas, onde o adolescente cria novos laços afetivos, estabelecendo assim, um circulo social reduzido e homogêneo em que os adolescentesencontram sua própria identidade num processo de interação social.

1- CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO FAMILIA

Nos estudos sobre família e relações familiares, muitos autores vão dizer sobre a tendência de se naturalizar a família, ou seja ,”leva á identificação do grupo conjugal, como forma básica e elementar de toda família”.
Atualmente a família enquanto instituição reprodutora devalores e cultura, e exercendo, segundo Foucault sua função de micro poder, encontra-se em crise.
Em seus estudos, REIS aponta que a ideologia é vinculada principalmente pelos pais, os principais agentes da educação, ensinam a ver a família como algo natural, e universal, por isso, imutável.
Pode-se afirmar que atualmente é possível vivenciar com facilidade quatro gerações: Filho-Pai- Avô- Bisavô,então a ruptura da família nuclear que estamos vivenciando não é devido ao fato da união ou da família ter perdido o valor.
Culturalmente vivemos em uma sociedade que por um lado promove um conjunto de normas bem definidas, comportamentos rigidamente moldados e dogmas incontestáveis. Por outro, ostenta uma política de pretensa aceitação e acolhimento de toda uma cultura jovem. Este tipo dedualidade forja profundas desorientações no adolescente , de maneira que a cada tentativa de trazer as claras suas expressões renovadas, levanta-se contra ele um leque de pressões e imposições.

TÓPICO 2 – A FAMILIA CRISTÃ


2- O PAPEL DE MARIDO E MULHER

Deus planejou que a família cristã se encaixasse em certa estrutura. Por essa estrutura prover a estabilidade para a vida familiar,...
tracking img