A exelencia da fe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EXCELENCIA DA FÉ

RESUMO

O tema principal abordado nesse estudo é a excelência da fé. Fé é um sentimento que todo ser humano possui, seja ela natural ou divina, existem pessoas que a negam de certo modo, mas o fato é que ela existe e nos transforma, nos motiva e nos move. Fé, portanto quer dizer apostar, acreditar, ser fiel a algo que você não pode ver, nem tocar e nem possuir, mas vocêacredita que ela existe.

Palavras – chave: acreditar; invisível; fé.

1. INTRODUÇÃO
A Fé é um dom de Deus dado aos homens, algo sobrenatural que nos faz crer no impossível, no invisível. Veremos a seguir grandes nomes da Bíblia, como Abraão, Moisés, Enoque e Noé. Estes homens viveram uma fé sobrenatural, acreditaram em Deus e na sua promessa e conquistaram o impossível. Deus tem um planoperfeito traçado á todos os seus filhos, basta que os mesmos se entreguem a esse plano e obedeça a voz do Deus Todo Poderoso, assim como fizeram estes homens.
2. OS TIPOS DE FÉ ENCONTRADOS NO N.T.
Existem vários tipos de fé, vejamos a seguir cinco estilos de fé:
* Fé objetiva – é crer no objeto da fé, ou seja na linha de princípios religiosos e cristãos.
“porque nele se descobre a justiçade Deus de fé em fé, como está escrito: mas o justo vivera da fé.” (Rm 1:17)

* Fé subjetiva – é exercer a fé, crer e depender totalmente de Cristo. Esta fé é o meio da justificação.
“sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5:1)

* Fé espiritual – para que o homem alcance a salvação, ele precisa deste tipo de fé. Ela é dada como umadádiva por Deus, e precisa ser alimentada pelo Espírito Santo.
“porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.” (Ef 2:8)

* Fé ministerial – é o dom do Espírito Santo, uma fé sobrenatural para a operação de milagres, usada para o ministério da igreja. Esta fé manifestada pelo Espírito nos da ousadia para a cura divina e operação de milagres.
“e a outro,pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, o dom de curar.” (I Co 12:9)

* Fé natural – essa é uma fé simples, onde é preciso ver pra crer, acreditar numa lógica.

3. A FÉ DO INVISÍVEL E A ESPERANÇA

“ora, ao Rei dos séculos. Imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (I Tm 1:17)
Diferente da fé natural onde é preciso ver pra crer, afé do invisível nos diz que é preciso crer pra ver. A razão do nosso viver é Cristo, por Ele negamos nossas vontades, abrimos mão de coisas que gostaríamos de fazer, e Dele esperamos algo impossível que ainda não possuímos, mas acreditamos alcançar. Como pode um homem acreditar em um fato que ninguém nunca viu nem tocou? Pois é isso mesmo que Deus espera de nós, deste modo Ele nos honrará.
Porémhá outro fator necessário para o homem se manter na fé, a esperança. Na caminhada com Deus esperamos que se realize a vontade Dele, mas muitas vezes por não entendermos este Ser infinito, colocamos nossa vontade como alvo, e nos decepcionamos por elas não se realizarem, depois de certo tempo então entendemos novamente os planos de Deus e sua perfeição, é nessas horas de decepção que entra aesperança, pois o nosso tempo é muito diferente do tempo de Deus, e o que desejamos para agora muitas vezes não é da vontade Dele, chegamos a desanimar mas então a esperança junto com a fé nos movem novamente, ganhamos força do Espírito Santo e continuamos nossa caminhada.

4.1 A FÉ NOS FAZ VER O INVISÍVEL

“Visto que andamos por fé e não pelo que vemos.” (II Co 5.7)
Muitas vezes são osolhos do homem que atrapalham sua visão.
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.” (Hb 11.1)
Certeza: A fé é uma certeza absoluta que Deus nos dará e nos fará aquilo que esperamos para a glória do seu nome. Não é emoção, é convicção no amor e na eficácia divinos, que leva o homem a uma aproximação deste Deus.
“Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com...
tracking img