A excução da empregabilidade

358 palavras 2 páginas
A execução da empregabilidade.
O texto relata um amplo cenário da realidade do mundo coorporativo que cada vez mais diminui a empregabilidade, as suas causas e as conseqüências.
Concordo com o fato do mercado de trabalho, na nova economia, está resumido em tecnologia, globalização, serviços e conhecimentos e que profissionais, atualmente, necessitam dominar estes campos.
Alguns pontos importantes, citados pelo autor ocorrem dentro da empresa que trabalho e não pude deixar de comparar:
A preparação para o trabalho pelas pessoas é de nível mundial, por influência da Globalização e a minha empresa se inclui neste movimento na luta pela sobrevivência. Diariamente noto mudanças na hierarquia do modelo da pirâmide para o formato retangular, ou seja, pessoas uma do lado das outras. Um ambiente, com menos chefes e mais conhecimentos individuais. A tecnologia substituindo a capacidade humana, que obriga os funcionários a fugir dos trabalhos mecanizados. O fator humano é fundamental, mas pra quem apresenta inteligência, criatividade e facilidade de relacionar-se.
Já o enfraquecimento da jornada de 8 horas de trabalho, e o aumento do surgimento de empreededores por falta de emprego, também é um assunto abordado pelo autor que frequentemente presencio em minha vida, através de amigos e parentes que buscam a autonomia por falta de emprego, apesar do aumento de carteiras registradas nos últimos anos.
É indiscutível todos os pontos abordados no texto, e nos parágrafos finais enquadro-me, literalmente a no descritivo.
A novidade do momento é o trabalho em rede (contato humano virtual) que substitui o trabalho em equipe que diminui o contato humano físico. Pelo menos uma vez por semana, executo as minhas tarefas fora da empresa e a tendência é aumentar os dias.
Jovens que cursaram instituições fracas buscam investimentos em cursos como pós-graduação para aumentar a empregabilidade. Apesar de não ser tão jovem assim, também incluo-me neste contexto que venho de uma

Relacionados

  • trabalho escravo revista
    140564 palavras | 563 páginas