A europa e os migrantes no século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa e os Migrantes no século XXI


Título do trabalho:
A Europa e os Migrantes do século XXI

Temas abordados:
Caracterização das condições suportadas pelos emigrantes ou imigrantes da Europa no século XXI.

Imagem da capa consultada em:
http://pixabay.com/pt/p%C3%A1ssaros-asas-tendo-fora-sair-46047/

Índice

1.Introdução……………………………………………………………….….12.Desenvolvimento…………………………………………………........2
2.1 Definição de Migração, Imigração e Emigração...2
2.2 O porque das migrações………….………….……..……..2
2.3 O impacto das migrações…………………………..….....3
2.4 A Europa no século XXI………………………………........4
2.5 Imigração ilegal…………………………………………......…6
2.6 Imigrantes económicos…………………………..........…7
2.7 Inclusão e Coesão Social dos Migrantes….……..….9
2.8 O Desafio dos Migrantes na Europa……….....……113. Ficha de Leitura……..…………………………………………….…..14
4. Avaliação da página da Internet………………………………..21
5. Conclusão…………………………………………………………...……23
6. Referências Bibliográficas…………………………………….…..24

7. Anexo 1 – Suporte da ficha de leitura
8. Anexo 2 – Suporte da página da internet

1. Introdução

No âmbito do regime de avaliação contínua da disciplina Fontes de Informação Sociológica,foi-nos proposto três possíveis temas de trabalho, de que seria me necessário escolher um deles, para ser desenvolvido durante o primeiro semestre. Após a minha escolha, “A Europa e os migrantes do século XXI”, foi-nos pedida a realização de uma ficha de leitura, em que o texto por mim escolhido foi “Imigrantes idosos: uma nova face da imigração em Portugal” de Cristina Roldão e Fernando Luís Machado.A próxima etapa que teve de ser realizada foi o estado das artes, que consistia em realizar o estado das artes, ou seja, o desenvolvimento do trabalho, onde abordei diversos temas, começando primeiro por definir os conceitos, e de seguida analisei a situação dos migrantes, em distintas formas.
Fazer uma avaliação de uma página da internet foi o passo seguinte, onde escolhi o site que maisinfluenciou o trabalho desenvolvido. Assim sendo, esta avaliação consistia em apreciar diversos factores do site, desde o grafismo, até à estrutura e ligações existentes na página.
Por fim, para a boa realização deste trabalho, houve uma conclusão, onde se juntou todos os trabalhos desenvolvidos durante o semestre, formando assim o trabalho final.

2. Desenvolvimento

* 2.1 Definição deMigração, Imigração e Emigração
Começando primeiramente por desenvolver os conceitos fundamentais para o bom desenvolvimento deste trabalho, inicio com uma breve definição de migração, imigração e emigração, palavras que estarão presentes diversas vezes ao longo deste trabalho.
Migração - É toda a movimentação, ou deslocamento da população que ocorre de um lugar de origem para outro destino, eque implica uma mudança de residência habitual.
Imigração - O movimento de entrada, com estatuto permanente ou temporário e com a intenção de trabalho e/ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.
Emigração - A emigração é o acto voluntário de deixar o seu local de origem para se estabelecer numa outra região ou nação. Trata-se do mesmo fenómeno da imigração mas visto daperspectiva do lugar de residência.

* 2.2 O porquê das migrações?

O que leva as pessoas a migrar tem a ver com vários motivos, entre eles o económico, o social, o político, o ambiental, religiosos e étnicos.
Na migração económica o motivo é simplesmente por uma questão financeira, na expectativa de melhores condições monetárias noutra região ou nação, e assim sendo, uma possível maneira deprogredir na carreira ou até mesmo para seguir uma carreira específica. Actualmente foca-se no facto de no país de origem existir uma taxa muito grande de desemprego.
Outro motivo é a migração social, que ocorre quando uma pessoa procura uma qualidade de vida superior à anterior, ou então, devido ao facto de nesse país para onde se deseja mudar estarem a residir elementos...
tracking img