A europa das desigualdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Europa das Desigualdades

A Europa foi o berço das primeiras grandes aglomerações industriais do mundo. A lógica das economias nacionais presidiu a implantação da atividade industrial nocontinente. Assim, as indústrias desenvolveram estruturas nacionais paralelas.
Por isso, há nítido contraste entre a geografia da união Europeia e a dos Estados Unidos: a organização do espaçoindustrial norte-americano foi estabelecida no interior de um único mercado nacional.
Na Itália, os centros industriais mais importantes, ligados principalmente à siderurgia e às indústrias mecânicas,situam-se em Turim, Milão e Gênova, no norte do país. Os processos de fusão entre empresas, eliminação de unidades produtivas redundantes e as necessidades geradas pela concorrência em escalaeuropeia.

Núcleo e periferias da União Europeia

O núcleo econômico da União Europeia está da Europa ocidental. Na Europa ocidental, verifica-se significativa disparidade de renda entre os países eregiões do norte do bloco e os países e regiões da Europa mediterrânea.
A periferia da União Europeia é constituída pelos novos membros da Europa centro-ocidental. A União Europeia dividiu obloco em regiões, que se singularizam por suas estruturas produtivas e seus níveis de renda per capita.

Os Imigrantes e a questão islâmica

No Século XIX, a Europa constituiu a principal zona deemigração do mundo e, até as primeiras décadas do século XX, imigrantes europeus estabeleceram-se na América na Oceania, na Ásia e na África. Da África subsaariana originaram-se imigrantes que seestabeleceram temente, na Itália e na Espanha.
O crescimento vegetativo oscilou em torno de 0,3% anual, enquanto o saldo migratório oscilou ao redor de 0,6% anual. Entre 1994 e 2004, o principalreceptor de imigrantes foi a Espanha, com saldo migratório total superior a 3,4 milhões.
Atualmente, o fluxo de imigração para a União Europeia é tão intenso quanto o fluxo para os Estados Unidos....
tracking img