Bem estar social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o estado do Bem estar social:
Estado de bem-estar social (em inglês: Welfare State), também conhecido como Estado-providência, é um tipo de organização política e econômica que coloca oEstado como agente da promoção (protetor e defensor) social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda vida e saúde social, política e econômica do país emparceria com sindicatos e empresas privadas, em níveis diferentes, de acordo com o país em questão. Cabe ao Estado do bem-estar social garantir serviços públicos e proteção à população.
Origem do bemestar social:
Surgiu após a segunda Guerra Mundial, seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A grã-Bretanha foi opaís que se destacou na construção do estado de bem-estar com a aprovação.
Auge do bem estar social:
O bem estar social emergiu na segunda metade do século XX na europa ocidental e foi se estendendopara outras regiões e países onde chegou ao auge em 1960. A tese que ficou comprovada é a corelação que se tem entre o crescimento econômico e a extensão das ofertas de serviços sociais a população.Hoje em dia existe na Europa, no mundo ocidental, o Estado Providência, resultado da segunda metade da II Guerra Mundial, direto da crise de 1929 (Grande Depressão). Teve a origem no pensamentokeynesiano e surgiu como resposta para o que se vivia na Europa. É um sistema em crise nos dias de hoje, mas que pautou toda a segunda metade do século XX.
Entre os seus objetivos há dois essenciais: agarantia do bom funcionamento do mercado segundo o pensamento de Adam Smith e a defesa dos direitos dos cidadãos na saúde, educação e alimentação. Uma das ideias fundamentais deste pensamento é aigualdade de oportunidades. Ao longo do tempo vão-se desenvolver políticas públicas, aumentando o orçamento do Estado para essas áreas. Hoje, na Europa, 40% do PIB vai para políticas sociais.
O Brasil...
tracking img