A etologia como ferramenta para estudo em psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal, suas preocupações são em cima da evolução comportamental através do processo de seleção natural.
A Psicologia é a ciência queestuda o comportamento animal e humano, com base nos processos mentais que seriam a razão, sentimentos, pensamentos, atitudes e etc.
Com base nas duas disciplinas observamos oscomportamentos que se assemelham no “bicho” homem e no “bicho” propriamente dito.
Dentro da sociobiologia estudamos o comportamento social dos animais, que em comum com o homem o altruísmo e aagressividade que viria de algo genético, no entanto a característica genética não é imutável, então conclui-se que o comportamento pode ser influenciado pelos estágios da vida, densidade populacional e o meioambiente.
Algumas imagens nos chocam, um exemplo seria ver um animal em uma janela, pensamos que aquilo é perigoso, e de fato é. Porém, não pensamos que o animal assim como nós, busca aliberdade, o entretenimento, buscam o social, uma companhia, muitas vezes o animal é deixado o dia todo sozinho, e pensamos aquilo realmente é o melhor para ele, mas claro, ele poderia estarenfrentando problemas maiores na rua. A solidão no animal pode desencadear atitudes agressivas, tentativa de fuga e até depressão.
A agressividade, algo que faz parte do comportamento de todos osanimais, é necessário para a autoconservação e conservação da espécie. A agressividade na maioria das vezes tem a função defensiva, aparece quando o animal se sente frágil, inseguro, pode aparecer pormeio disputa que seria por território ou para o acasalamento, seria não somente o comportamento, mas seria a dominação do outro, uma humilhação, um comportamento de parecer mais capaz, pode defenderseus direitos ou somente expressá-los. É uma conduta ambiciosa, e seu objetivo é conseguir o desejado de qualquer forma.
Alguns animais se juntam as vezes, vivendo em bando, obtendo um...
tracking img