A Estufa Ser Monitorada E Seus Par Metros Ser O Controlados Atrav S De Um Software Desenvolvido Em Uma Plataforma Web

319 palavras 2 páginas
A estufa será monitorada e seus parâmetros serão controlados através de um software desenvolvido em uma plataforma web. Essa opção foi escolhida pela praticidade oferecida, permitindo que o programa seja executado em um aparelho de baixo custo e consumo, o raspberry pi; e caso esteja hospedado em um servidor online permite que o programa seja executado a qualquer hora e em qualquer lugar.
Para o desenvolvimento do programa programa um conjunto de tecnologias foi utilizado. O sistema operacional escolhido para o desenvolvimento do software foi o Linux, pois dentre os sistemas operacionais mais populares comercialmente, o Linux é o único totalmente gratuito, além de ser o mais leve, necessitando de um computador com configurações mais modestas para funcionar sem que a performance seja comprometida. O servidor http foi criado localmente através do software Apache HTTP Server, e o servidor do banco de dados foi criado com o MySQL Server. O desenvolvimento do site em si ocorreu através das linguagens HTML, PHP, JavaScript e CSS. O HTML e CSS foram utilizadas na confecção do design estático da página, o JavaScript pelos elementos dinâmicos (gráficos por exemplo) , e o PHP para a conexão do banco de dados com a aplicação.
O layout do programa consiste em um gráfico em linhas e uma dashboard. O gráfico irá apresentar o valor dos parâmetros ao longo do tempo, valores que serão constantemente armazenados no banco de dados através de um script PHP. Esse script irá salvar o dado capturado pelo sensor. Essa ação acontece de maneira regular para todos os parâmetros que estão sendo monitorados. A dashborad consiste em um painel que apresenta as ultimas medições de cada parâmetro junto do horário e data em que essa medição ocorreu.
Abaixo segue um quadro com as tecnologias utilizidas no desenvolvimento do site e suas respectivas versões:
Tecnologia
Versão
Apache HTTP Server
2.4
PHP
5
CSS
4
Ubuntu
12.04
MySQL Server
5.6.21
JavaScript
1.8.5
HTML
5

Relacionados