Relat rio Cavouco v2

1360 palavras 6 páginas
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Civil

Relatório de Análise Laboratorial e Coleta de Campo do Cavouco

Alunos: Átila Galdino

Introdução

Para implantação de projetos de Sistema de Esgoto Sanitário, antes da concepção e dimensionamento da melhor alternativa, tem-se que estudar e definir qual tipo e nível de tratamento o esgoto será processado. Para chegar a essas conclusões, o projetista deve ter em mãos parâmetros que podem ser coletados em campo (Oxigênio dissolvido, pH) e estudados em laboratórios (DBO, DQO,NTK, Sólidos Totais, Turbidez, Cor).

Uma caracterização físico-química e biológica é imprescindível para verificar o “estado” do esgoto, e a partir desse diagnóstico tomar as medidas cabíveis nas unidades de tratamento de esgoto, visando assim aumentar a eficiência desse tratamento.

Este relatório faz uma caracterização físico-química e biológica dos resíduos retirados de três áreas do Riacho do Cavouco (P1: Lago Cavouco (Nascente); P2: Teatro; P3: Hospital das Clínicas), coletados e analisados em laboratório, que auxiliará no estudo de alternativas para tratamento complementar ou destinação final desses resíduos.

Metodologia de Coleta As amostras foram coletadas no riacho do cavouco, dentro das imediações da Universidade Federal de pernambuco, estando o primeiro ponto (adiante P1) localizado no "laguinho" da universidade, o segundo ponto (adiante P2) próximo ao Centro de convenções e o terceiro ponto (adiante P3) localizado perto do Hospital das Clínicas. Os pontos foram escolhidos de tal forma que P1 estivesse proximo a nascente do riacho e P3 próximo ao hospital para a verificação da presença de fármacos. Para a coleta , tentou-se proceder da maneira mais eficaz e higiênica, evitando-se o contato com a água do riacho e a coleta em áreas assoreadas ou de difícil acesso. Amostrou-se aproximadamente 2 litros do corpo receptor

Relacionados