A escrita da historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Ruy Barbosa
Curso de Direito

Taissa Sahado Moraes Silva

A Escrita da História – Novas Perspectivas
Peter Burke

Salvador, Bahia
2012
Resenha Crítica:
O texto de Peter Burkeaborda e discute sobre as mudanças sofridas pela historiografia através da corrente chamada Nova História. Peter Burke traz uma reunião de pensamentos de alguns dos historiadores contemporâneos maissignificativos da história. O enfoque principal desse texto são as maneiras de escrever a História.
Burke afirma que a Nova História é aquela praticada como uma reação contra o paradigmahistoriográfico tradicional, que passa a ser visto como um dos possíveis modos de pensar o passado. Os pontos de contraste entre a velha e a nova história são expostos em seis pontos:
1) o paradigma tradicionalabandonava outros tipos de história (da arte, da ciência, etc.) e dizia respeito apenas à história política; já na Nova História, começou o interesse por toda a atividade humana, enfatizando umahistória total.
2) os historiadores tradicionais pensam na história como uma narrativa de fatos grandiosos, enquanto a nova história centraliza suas análises nos aspectos estruturais dos fatos.
3) doponto anterior, decorre que a historiografia tradicional tem uma visão elitista (os feitos dos grandes homens - estadistas, generais, figuras eclesiásticas etc), enquanto a nova visa nas opiniões daspessoas comum, a história vista de baixo.
4) os documentos oficiais são a fonte de informação priorizada pela abordagem do paradigma tradicional, enquanto o paradigma da Nova História procuraoutras espécies de documento, incluindo testemunhos de pessoas do povo
5) a história tradicional oferece explicações determinadas pela vontade do sujeito histórico, enquanto a Nova História fica atentaaos movimentos sociais.
6) o historiador tradicional vê a História de modo positivista, como uma ciência objetiva, enquanto o novo paradigma lança a desconfiança sobre a razão pura e sobre a...
tracking img