A escrava isaura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROMANTISMO |
A Escrava Isaura |
Bernardo Guimarães |
|
Márcia Fonseca de Oliveira |
18 de Abril de 2012 |

Biografia do autor, justificativa do Título, características do Romantismo na Obra e curiosidades sobre a obra e o autor. Sendo os componentes do Trabalho: Thiago, Marilza, Eser, Luana e Ruliano. |

INTRODUÇÃO
Em a Escrava Isaura, a temática abolicionista é tratada comsimpatia e a ação se Passa no Rio e em Recife. A nota abolicionista soa neste romance considerado uma réplica. Tem como enredo as aventuras e desventuras de uma bela escrava que fugindo da luxúria de seu senhor, Leôncio, encontra um jovem, Álvaro , de idéias igualitárias, que a liberta do cativeiro e casa-se com ela. Embora posto a serviço da causa abolicionista , é interessante observar o cuidado comque Bernardo branqueia a personagem, fazendo-a mais branca que as brancas.
Biografia do autor, justificativa do Título, características do Romantismo na Obra e curiosidades sobre a obra e o autor.
BIOGRAFIA (Thiago)
Bernardo Guimarães (1825-1884) foi um romancista e poeta brasileiro. "A Escrava Isaura" foi o seu romance mais popular. Estudou Direito em São Paulo. Foi juiz municipal na cidade deCatalão em Goias. Foi jornalista, professor de latim, francês, retórica e poética. Estreou como poeta com "Cantos da Solidão", mas foi como romancista que seu nome ganhou destaque. Foi considerado o criador do romance sertanejo e regional, ambientado em Minas Gerais e Goias. De todos os seus romances "O Sertanista é considerado sua melhor obra. É patrono da cadeira nº 5 da Academia Brasileira deLetras.
Bernardo Guimarães (1825-1884) nasceu no dia 15 de agosto, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Filho de João Joaquim da Silva Guimarães e Constança Beatriz de Oliveira Guimarães. Estudou em seminário e aos 22 anos ingressa na Faculdade de Direito de São Paulo. Foi amigo de Álvares de Azevedo e de Aureliano Lessa. Formou-se em 1852.
Seu primeiro livro publicado foi "Cantos deSolidão", obra poética identificada com sua fama de boêmio e satírico, ainda na faculdade. Logo depois de formado foi para Catalão, em Goias, onde exerceu o cargo de juiz municipal e lá permaneceu de 1832 até 1854.
Bernardo Guimarães foi morar no Rio de Janeiro em 1858, onde trabalhou como jornalista e crítico literário, no Jornal Atualidades. Em 1861 volta para Catalão, onde reassume o cargo de juizmunicipal. Em 1866 é nomeado professor de retórica e poética no Liceu Mineiro de Ouro Preto.
Bernardo Guimarães publica em 1872, seu romance "O Sertanista", onde expõe sua crítica ao celibato religioso. É considerada sua melhor obra. Em 1873 leciona latim e francês na cidade de Queluz em Minas Gerais.
Seu romance mais popular foi "A Escrava Isaura", publicado em 1875, foi reproduzido para atelevisão, com grande sucesso e levado para mais de 150 países. O romance conta o amor de Isaura, uma escrava branca, e Álvaro um jovem abolicionista e republicano.
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães faleceu no dia 10 de março, em Ouro Preto, Minas gerais.
JUSTIFICATIVA DO TÍTULO (Ruliano)
Esse romance possui como título o nome de sua personagem principal, a mocinha sofredora, heroína da estória1,Isaura, uma escrava aparentemente branca, que nasceu em uma bela e suntuosa fazenda no município de Campos dos Goytacazes, tendo como pais o português Miguel, feitor da fazenda, e a escrava Juliana descrita como mulata que havia sido explorada sexualmente pelo comendador, o Sr. Almeida, dono da fazenda e pai de Leôncio.

CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO NA OBRA (Eser)

SubjetividadeIdealização da mulher
Sentimentalismo
Idealização da natureza
Amor intenso, paixão
Escravidão

CURIOSIDADES DA OBRA (Marilza)
- A novela feita apartir do livro obteve grande sucesso, no Brasil e no exterior, alcançando países do então bloco comunista. Em Cuba, por exemplo, o racionamento de energia chegou a ser suspenso para que os telespectadores não perdessem os capítulos. Na China, Lucélia Santos...
tracking img